São Paulo, 30 de outubro de 2009 – O mercado de fitness e bem estar comprovou o excelente momento para novos negócios. Durante a décima edição da IHRSA Fitness Brasil Latin American Conference & Trade Show, terceiro maior encontro de negócios do setor no mundo e principal da América Latina, registrou R$ 40 milhões na geração de negócios e reuniu 25 mil visitantes. O próximo evento é a 9ª. Fitness Brasil Norte-Nordeste, de acontece de 31 de outubro a 02 de novembro, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.
No encontro de São Paulo, a expectativa dos organizadores foi atingida, segundo afirmou Waldyr Soares, presidente do Instituto Fitness Brasil, responsável pelo evento. "Percebemos que os empresários desse mercado entendem que a inovação, preparação estratégica e competitividade em tempos de crise estão entre os objetivos desse público", explica. Além das tendências de fitness e wellness na America Latina os participantes discutiram as perspectivas para os próximos dez anos, visando à preparação para atender o cliente cada vez melhor.
As conferências reuniram aproximadamente 900 pessoas, um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Destaques para as apresentações do economista e apresentador do programa Manhattan Connection da GNT, Ricardo Amorim, que falou sobre as mudanças que aconteceram no mercado pós-crise financeira mundial e colocaram países como o Brasil em destaque nos setores de consumo de massa e de serviços (incluindo o mercado de wellness), além das oportunidades de expansão; e da americana Casey Conrad, fundadora da rede Healthy Inspirations de Centros de Emagrecimento e Bem-Estar.
Outro momento importante foi o Fórum de Liderança Latino-americano, no qual executivos de empresas líderes na indústria de fitness e wellness discutiram o futuro do mercado e as perspectivas econômicas da região. "Considerando o ranking nas dez maiores empresas da América Latina em termos de faturamento, em 2008, o Brasil possui aproximadamente 34% do mercado. Em primeiro lugar aparece o México, com 43% e, em terceiro a Argentina, com 12%. Quatro das maiores empresas do setor na América Latina são brasileiras: Cia Atlhetica, Bio Ritmo, A!Body Tech e Runner", revelou Guillermo Vélez, jornalista argentino especializado em negócios.
Brasília 2010
Durante a 10ª IHRSA aconteceu o Encontro Wellness Brasília com o objetivo de apresentar o novo conceito do evento que será realizado em 2010, além de prospectar clientes para o encontro e para a Maratona Brasília de Revezamento.
No evento, organizado pelos Diários Associados e aberto por Waldyr Soares – presidente do Instituto Fitness Brasil, estiveram presentes representantes de mais de 20 academias do Distrito Federal, grandes empresas do País, além de expositores da IHRSA.