São Paulo, janeiro de 2014 – Em 2013, o Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), incubadora de empresas localizada no campus do IPEN, dentro da USP, celebrou seu 15º ano de existência. Durante essa mais de uma década, passaram pela instituição mais de 500 empresas, sendo que 114 estiveram associadas no último ano.
"Tivemos um ano com boas empresas entrando e outras excepcionais graduando-se e ganhando o mercado", lembra Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec. No ano de 2013, contabilizam-se 26 startups que começaram seu processo de incubação e mais sete que encerraram seu tempo de aprendizado, pois chegaram a um grau de amadurecimento que justificaram sua graduação.
Entre as novas startups estão projetos como o Naked Monkey, de games mobile; Ideia de Futuro, de crowdfunding educacional; e Profes, de ensino à distância. Todas as empresas passaram pelo processo seletivo do Cietec, desde a pré-seleção até o curso de plano de negócios. O processo seletivo é de fluxo contínuo e acontece a cada quatro meses.
Citando-se as graduadas, temos a Certsys, de certificação digital; a Novo Mel, de antioxidantes e conservantes alimentícios à base de mel; a Íconna, de monitoramento de preços para o e-commerce; e a Visionaltech, de testes de estabilidade para produtos farmacêuticos. As startups graduadas ficaram na incubadora por um período de 2 a 4 anos. O tempo de incubação depende do setor de atuação: a área de TI, por ser mais mutável, exige que as empresas alcancem o mercado mais rapidamente.
Sobre o Cietec
O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).