70% dos telespectadores preferem assistir TV no computador - Trama
Voltar para sala de imprensa

70% dos telespectadores preferem assistir TV no computador

Jovens espectadores são os que mais migraram dos aparelhos convencionais para os computadores, e operadoras de TV por assinatura já são afetadas com a queda
 
São Paulo, dezembro de 2010 – Um estudo realizado na Europa, América do Norte e Ásia com 300 milhões de consumidores de televisão, mostrou que 70% desse montante assistem programação gravada, enquanto 50% admitem assistir via web.  A VisusTV, pioneira no mercado de sintonizadores de TV para PC e portáteis, vem apostando nesse segmento com produtos diferenciados.
 
De acordo com o levantamento, as pessoas começaram a ampliar seus conhecimentos de novas tecnologias e com isso, passaram a usar até 35% do tempo livre assistindo conteúdo de TV e vídeo por meio de outros aparelhos que não sejam a televisão. "Certamente a Copa do Mundo de 2010 foi um marco na transmissão digital. Quem não pode sair mais cedo do trabalho usou outras tecnologias para não perder os jogos", explica o diretor Executivo da VisusTV, Jaime Paez.
 
Nos Estados Unidos, a mudança de hábito dos telespectadores foi a mais aparente, já que a queda no número de pessoas que assistem TV a cabo sofreu a maior queda dos últimos 30 anos. Mesmo ganhando assinantes nesse período, as operadoras foram afetadas pelo declínio de 741 mil usuários, o maior êxodo em três décadas.
"Os jovens são os maiores responsáveis por essa migração da TV para os computadores. A tecnologia cada vez mais próxima e se tornando ainda mais atrativa, fez com que hábitos antes comuns, fossem acompanhando a evolução dos receptores, antes em aparelhos gigantescos e hoje no mesmo tamanho que um pen drive", comenta o diretor.
 
No Brasil, a mudança no comportamento do telespectador começou em meados de 1990, quando o País tomou contato mais próximo com a internet e TV por assinatura. Foi o momento de grande transformação para o que havia sido estabelecido em 50 anos. "O público passou a ter maior autonomia. A TV continuou fazendo parte da vida dos brasileiros, mas de forma diferente e hoje essa mudança se repete com a migração do aparelho convencional para os alternativos", completa o executivo.
 
Três anos de Brasil
Em dois de dezembro a transmissão digital comemora três anos no Brasil e em um balanço geral do triênio é possível constatar que o hábito de assistir televisão do brasileiro mudou.
 
Segundo Paez, se comparado ao ano de 2009, este ano representou um aumento de 100% nas vendas de sintonizadores de TV digital. "Neste ano já tivemos 30 mil aparelhos instalados, o dobro de 2009. Essa marca mostra que o consumidor passou a ver TV de um modo diferente, seja ao vivo pelo computador ou em programação gravada pelo receptor", afirma.
 
Para 2011 as perspectivas da VisusTV são as melhores, em média o crescimento inicial esperado é de 20%, mas com o lançamento de novos receptores com tecnologia 3D, esse aumento pode dobrar.
 
Sobre a VisusTV
A VisusTV se dedica a ser a pioneira em produtos relacionados à sintonia de TV digital em PC e notebooks, tendo sido a primeira empresa a lançar no Brasil sintonizadores fullseg híbrido e a disponibilizarem a função PIP. Fundada por experientes profissionais da área de tecnologia da informação como Jaime Paez – ex-diretor da Pinnacle para a América Latina – os produtos VisusTV estão presentes em centenas redes varejistas e lojas online do território brasileiro. A lista dos pontos de venda pode ser consultada no www.visustv.com.
 
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: