"As aulas de violão ajudam muito no desenvolvimento dos alunos. Além da iniciação musical, falamos de cidadania, de exemplos de vida", explica o instrutor musical Leandro Holanda do Nascimento. As aulas de violão e de outros instrumentos são incrementadas pela montagem no EVAS de um estúdio com isolamento acústico dotado de tecnologias de última geração, permitindo atividades concentradas e com muita participação dos alunos.
Além do violão, existem ainda oficinas de percussão e de canto coral, complementadas por teatro. Através da percussão, as crianças tomam contato com o maracatu, o coco e outros ritmos típicos do Nordeste e de matriz africana. Outra atividade que contribui para a construção do conhecimento é a oficina de letramento, conduzida de forma lúdica pelas educadoras. Usando estratégias como teatro de fantoches e outras brincadeiras, as educadoras complementam o aprendizado das crianças nas salas de suas escolas, como a EMEF "Maria Luiz Barbosa Chaves", EMEF "José Eduardo de Sousa" e Educandário "Luzia Lopes Gadelha", parceiras do projeto.
Desde o início, em 2011, o Projeto Caldeirão das Artes vem passando por modificações, observa Geyirlane da Silva Lourenço, da Associação Beneficente "Luzia Lopes Gadelha". A atuação em rede, unindo escolas e organizações comunitárias, amplia o conhecimento mútuo, a identificação de áreas na qual a cooperação pode ser maior, visando o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
Uma das atividades promovidas para incentivar a presença das famílias no contexto do projeto reuniu mais de 400 pessoas. Neste cenário, a Mostra Cultural, realizada no final do ano, tornou-se um momento expressivo para o esforço de participação qualificada das famílias nas ações do projeto. Além da apresentação de participantes das oficinas de música, coral e teatro, a Mostra Cultural inclui outras atrações, como leitura de cordel, capoeira e balé. Um caldeirão artístico, aquecendo a construção do conhecimento, em benefício de crianças e adolescentes de Horizonte.
O Fundo Juntos pela Educação é constituído pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. O Programa pela Educação Integral apoia sete projetos em Pernambuco e no Ceará. Cada projeto está baseado em uma rede composta por escolas públicas, organizações sociais e outros serviços públicos. São redes formadas para promover o desenvolvimento integral, através de oportunidades educativas que abordem todas as dimensões, de crianças, adolescentes e jovens destas comunidades.
No Ceará, são apoiados os projetos Ecomuseu de Maranguape, em Maranguape; Nossas Histórias, em Fortaleza; Hora do Jogo e Caldeirão das Artes, ambos em Horizonte. Em Pernambuco, são apoiados os projetos Solidariedarte, em Igarassu; Brincando com os Sons, em Olinda; e Construindo saberes e direitos através da Educação Integral, em Recife.
Sobre o Instituto C&A
O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais.
O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.
Denise Moraes – denisemoraes@rp1.com.br
Jordana Maggio – jordanamaggio@rp1.com.br
Renata Senlle – renatasenlle@rp1.com.br
Fernanda Amorim – fernandaamorim@rp1.com.br
Tel.: (11) 5501-4655 – www.rp1.com.br
Sobre o Instituto Arcor Brasil
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto Arcor possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.