Às 17 horas, será a vez da apresentação da Cia Fulô, única companhia do litoral norte de São Paulo que tem como linguagem teatral a pesquisa em Teatro de Animação (união de diversas linguagens de bonecos, máscaras e palhaçaria). A Cia Fulô vai apresentar a peça "Pequenos Seres, Mini Histórias", uma obra que utiliza diversas formas de bonecos, em cenas irreverentes e animadas, nas quais a surpresa é um elemento presente a cada instante.
As atividades relacionadas ao Dia da Criança estão sendo realizadas desde o dia 5 de outubro na base do Tamar em Ubatuba. São várias ações até o dia 19 de outubro. Desde o dia 7, a ‘Galera da Praia’ está animando o Espaço de Exposição do Tamar com suas divertidas histórias em tirinhas. A Galera da Praia é o nome de um grupo formado pelas cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil e que foram transformadas em personagens pelo artista baiano Renato Barreto. Esta exposição mostra histórias selecionadas desta turminha em tirinhas.
Diariamente, é realizada a ‘Oficina de Arte-Reutilização’, às 15h00, acompanhada de brincadeiras e brindes. No dia 19 de outubro, às 17h00, encerrando a programação especial, sobe ao Casco Acústico do Tamar a Cia DançanteAto, apresentando coreografias do espetáculo ‘O Sapo e a Bromélia’ e atividades interativas com as crianças.
A Arcor do Brasil e o Projeto Tamar-ICMBio firmaram, em 2003, um contrato de parceria para a realização da campanha de educação ambiental Amigos do Mar, origem dos Amiguinhos do Mar. Além da campanha, a Arcor do Brasil contribui com apoio regional direto da empresa ao programa de conservação das tartarugas marinhas nos Estados de São Paulo e de Santa Catarina, a partir das bases de Ubatuba e Florianópolis.
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto Arcor possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.