Apagão criminoso - Trama
Voltar para sala de imprensa

Apagão criminoso

São Paulo, novembro de 2009 – Com causas ainda pouco esclarecidas, o blecaute, ocorrido na última terça-feira (10/11) no sistema elétrico brasileiro, pode ter a vulnerabilidade da segurança da informação dos sistemas envolvidos no processo como suspeita. Esse indício pode ser ainda mais forte por conta de uma reportagem exibida recentemente no programa americano “60 minutes” que afirmou que os apagões ocorridos em 2005 no Rio de Janeiro e em 2007 no Espírito Santo foram causados por ataques de hackers.
 
Segundo Mariano Sumrell, diretor de marketing da Winco – representante exclusiva da AVG no Brasil – no caso de sistemas governamentais e principalmente no setor energético, a situação se agrava pois um grande número de instituições diferentes acessam um mesmo sistema.
 
“Várias medidas, no entanto, podem ser tomadas para minimizar os riscos. Em primeiro lugar é preciso adotar as proteções básicas de segurança que qualquer usuário de computador, mesmo individual, deve ter: aplicar todas as atualizações de segurança no sistema operacional, navegadores e aplicativos e ter um bom antivírus sempre atualizado”, explica.
 
O especialista alerta também que é preciso realizar um rígido controle no acesso a todos os sistemas, o que inclui a utilização de certificados digitais, senhas fortes e uso de tokens. “É importante ainda ter uma atenção especial no cancelamento do acesso de funcionários que se desligaram ou trocaram de função. Esse monitoramento deve estender-se à mão de obra temporária e terceirizada”, avisa.
 
Outra decisão que pode ter como objetivo aumentar ainda mais a segurança é a contratação de empresas de segurança da informação especializadas em realizar testes de invasão. “Os sistemas devem ser auditados periodicamente e a ajuda de profissionais tornará o processo muito mais tranquilo e garantido”, finaliza.
 
Sobre a Winco
Fundada em 1997, a Winco é uma empresa de tecnologia, com foco em soluções de segurança de informação e de conectividade TCP/IP, e conta com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de uma rede com mais de 1.100 revendas em todo o país. Desde 2003, a companhia se tornou a parceira brasileira da AVG Technologies — criadora do antivírus AVG — e responsável pela distribuição exclusiva das soluções da fabricante em todo o Brasil. Além da AVG, a Winco desenvolve soluções de segurança e controle de acesso à Internet, tais como a linha Winco Edge Security, o Winconnection que está na versão 5 e o Winco DDNS.
 
Sobre AVG Technologies
AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 80 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação.
 
A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, and Yahoo! No Brasil, no Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante. Mais informações em www.avgbrasil.com.br.
 
Siga a AVG no Twitter: @officialavgnews.com

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: