São Paulo, julho de 2011 – A AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores, comenta sobre os principais fatos que marcaram o mundo da segurança da informação durante a semana passada (entre 17 e 23 de julho). O texto está publicado originalmente no blog de produtos free da AVG.
Apple preocupada com malwares
A Apple acaba de lançar uma atualização de seu navegador Safari como tentativa de resolver uma série de falhas de segurança. De fato, a versão mais recente desse software constatou 57 vulnerabilidades (já corrigidas), o que indica que a Apple está começando, finalmente, a cuidar das ameaças criadas especialmente para esse sistema operacional.
Entre as correções realizadas está ressaltada uma de "execução remota de código". Isso significa que apenas ao visualizar uma página é possível ser instalado silenciosamente um malware sem o conhecimento do usuário.
A Apple está resolvendo estas questões de segurança. É importante lembrar que os produtos da empresa representavam uma parte relativamente pequena do mercado e, por isso, os hackers simplesmente não eram instigados. Agora, iPhone, iPad e Mac impulsionam um crescimento exponencial do IOS (Sistema Operacional Móvel da Apple), compartilhando boa percentagem do mercado com o navegador Safari e fazendo com que os hackers mirem em direção à esta plataforma.
De fato, no último trimestre o AVG Community Powered Threat Report destacou uma série de ataques contra a Apple, incluindo kits de malwares que permitem que qualquer pessoa possa roubar senhas e contas bancárias.
Outro problema é o vírus Mac Defender, que explora a crescente cautela dos usuários de Mac, já que se esconde por trás de um programa antivírus legítimo. Somente em maio ssse ataque teve mais de dois milhões de vítimas em todo o mundo.
Twitter de Justin Bieber
A sensação mundial da música pop, Justin Bieber, é a isca do golpe recente com o objetivo de capturar das vítimas os números de telefones celulares, além de outros detalhes.
A ameaça promete que ao seguir algumas etapas simples é possível fazer com que o popstar siga a sua conta no Twitter. Assim, o vírus assume um disfarce de fã do Bieber, mas na verdade é uma botnet automatizada, que scaneia o Twitter a procura de referências ao cantor.
Uma vez encontrada, provavelmente na conta de uma menina adolescente desavisada, o bot deixa a seguinte mensagem: "Quem diria que alguém tão famoso como Justin Bieber poderia ser um dos seus seguidores", seguido de um link.
O link redireciona para uma página que parece ser relativa a Justin Bieber. O texto da página alega existir um método especial que os jornalistas usam para chegar perto dos famosos. O que as vítimas têm que fazer é completar um teste de QI e, no final, será dada uma senha para desbloquear e fazer com que Justin Bieber comece a seguí-la na rede social.
A situação se complica quando o link para o teste de QI abre uma janela pop-up, que pede o número de celular e outros detalhes do usuário. Antes de perceber o ataque, o internauta fornece seus dados e só depois percebe que caiu num golpe e que não há nenhum segredo.
Sobre AVG Technologies
AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 120 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação.
A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, and Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.
Mais informações emwww.avgbrasil.com.br.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati