Especialista da AVG alerta para possível crescimento dos ataques à plataforma do Google
São Paulo, agosto de 2011 – Segundo um estudo da consultoria IDC, nos próximos quatro anos serão vendidos mais 47 milhões de smartphones somente no Brasil e 982 milhões em todo o mundo até 2015. Esse crescimento animador não poderia passar despercebido ao Google, que segunda-feira anunciou a aquisição da Motorola Mobility.
Líder, o Android tem 43% do mercado de smartphones. Segundo dados divulgados pelo Google, desde o lançamento desse sistema operacional, em 2008, mais de 150 milhões de smartphones e tablets já o utilizam, sendo que a cada dia 550 mil novos aparelhos são habilitados com o sistema.
O mercado de smartphones está agitado como há muito tempo não se via e os especialistas se dividem ao analisar essa compra. Enquanto alguns acreditam que o ato vai aumentar o market share da plataforma Android outros esperam a geração de desconfiança em relação ao favorecimento à Motorola, empurrando fabricantes como LG, Samsung e HTC para o ‘colo’ do Windows Phone 7.
De qualquer forma, o resultado para a indústria como um todo parece ser positivo, como pode ser observado pela valorização das ações das empresas de mobilidade registrada após o anúncio da aquisição. As ações da Motorola fecharam a segunda-feira com alta de 55,8% e as da Nokia cresceram 17,4%.
Toda essa movimentação pode representar um perigo para os usuários da plataforma Android, mesmo os que não usam smartphones. Isso porque esse barulho pode atrair a atenção dos cibercriminosos, que vendo o potencial crescimento da utilização da plataforma podem dedicar-se ainda mais à criação de ameaças direcionadas a essa plataforma.
"O que podemos esperar como certo é o crescimento do mercado de smartphones e o crescente uso dos mesmos em aplicações financeiras e corporativas. Isso torna a exploração desses dispositivos cada vez mais interessantes para o cibercrime", explica Mariano Sumrell, da AVG Brasil.
Na hora de proteger-se um antivírus exclusivo para o aparelho é extremamente importante e necessário. O mercado de segurança disponibiliza várias opções, entre elas o AVG antivírus free. O software protege os aplicativos, configurações de dados e arquivos de mídia dos ataques de vírus e outros malwares. E se o tablet ou smartphone for perdido ou roubado pode ser localizado, além de ser bloqueado, protegendo dados valiosos. O recurso de backup do antivírus também protege os contatos, registros de chamadas, favoritos, mensagens e aplicativos, todos instalados em um cartão SD.
Sobre AVG Technologies
AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 120 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação.
A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, and Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.
Mais informações em www.avgbrasil.com.br.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati