São Paulo, janeiro de 2016 – Nem a crise promete abalar a época mais doce do ano. A Arcor do Brasil, empresa de alimentos e uma das líderes nas categorias de Chocolates, preparou um portfólio bastante atrativo para a Páscoa 2016. Com novidades nas linhas adulto, infantil e licenças, a fabricante espera um resultado acima do de 2015.
Na contramão do mercado
Na última Páscoa, o mercado de chocolates percebeu uma queda de 23% em volume e de 15% em valor, em comparação ao ano de 2014. Na contramão dos demais fabricantes, a Arcor conquistou um aumento de quase um ponto de share em unidade, sendo a empresa que obteve a menor retração, segundo dados da pesquisa Nielsen. Em 2016, a marca, que é a segunda maior player em unidades vendidas durante a Páscoa no segmento infantil, promete superar o feito. "Enxergamos na crise uma oportunidade de crescimento", afirma Anderson Freire, gerente de marketing de chocolates e biscoitos da Arcor.
Estratégia
Para manter o sucesso de vendas, a empresa investiu em um portfólio estratégico: novas apresentações e sabores, chocolate de qualidade e excelente relação custo x benefício. São 29 opções de ovos de chocolate, incluindo as linhas adulto, infantil e licenças.
Uma das estratégias da marca é em relação aos brinquedos que acompanham os ovos infantis. De acordo com Freire, a proposta é trazer utilidades divertidas e funcionais. "Para incrementar os ovos, pensamos em brinquedos mágicos para as crianças e de muita utilidade no dia-a-dia, itens que pudessem fazer parte da rotina delas". Lanterna, sombrinha, copo, maleta e até uma lancheira com cantil acoplado são algumas das opções que acompanham os ovos da Linha Tortuguita, inspirada na personagem número um em vendas no segmento de ovos infantis.
Licenciamentos
Personagens infantis e times de futebol também garantem o bom desempenho da empresa na Páscoa. Para 2016, a novidade é o Ovo Superman. O mais icônico super-herói da história chega para trazer ainda mais força ao portfólio Arcor. Além do Superman, compõem o catálogo infantil os ovos Disney Fadas, Patati Patatá, Rapunzel e Princesinha Sofia.
No futebol, a empresa investiu pela 12ª vez em ovos em homenagem aos maiores clubes do país. A Linha Times traz ovos de chocolate ao leite crocante 150g do São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Vasco, Flamengo, Internacional e Grêmio.Os produtos vêm acompanhados por uma bola de futebol com o brasão do time estampado.
De olho no consumidor
Entre os lançamentos do ano, está o Bon o Bon Mousse Maracujá. Com 220g, o ovo possui dupla camada: chocolate ao leite e mousse de maracujá, oferecendo uma opção mais incrementada à Linha Adulto. Lançado em junho de 2015, o bombom no sabor maracujá foi criado devido ao grande número de pedidos de consumidores recebidos pela empresa em seu SAC. O ovo, inspirado no bombom, promete satisfazer ainda mais os fãs da marca.
As vendas movimentadas pela Páscoa representam cerca de 30% do resultado da Arcor no segmento chocolates e 13% do total Arcor/ano. O Brasil é o terceiro maior consumidor e produtor do mundo em chocolates, com consumo per capita é de 2,8 kg/ano.
Sobre a Arcor
Há 35 anos, a Arcor, multinacional argentina, atua em todo o território brasileiro sendo o terceiro produtor de chocolates do país, líder no segmento de chicles infantis e um dos principais players de biscoitos do Brasil. É líder mundial na produção de balas e principal exportadora de guloseimas do país, produzindo 170 mil toneladas/ano. O Grupo Arcor é uma empresa global, de origem Argentina, exportadora de guloseimas do Brasil, Argentina e Chile e uma das maiores fabricantes de chocolates da América Latina. É líder mundial na produção de balas e também a maior empresa do segmento de biscoitos da América do Sul, com 20 mil colaboradores e 39 fábricas.
Vídeo institucional: http://goo.gl/J3IFCI