Empresa adota novo saco metalizado para embalar ovos de páscoa com o objetivo de aumentar a durabilidade e descartar o uso do tradicional alumínio
São Paulo, março de 2012 – Para a Páscoa deste ano, a Arcor apresenta novidades que contemplam desde novos sabores até embalagens diferenciadas que trazem mais modernidade e praticidade para o consumidor. O novo saco da embalagem, denominado "metabolizada" e patenteado pela Arcor em 2011, foi desenvolvido para substituir as folhas de alumínio que eram utilizadas para embalar os ovos de páscoa. Com a mudança, identificou-se melhor desempenho na fábrica e aumento de produtividade, além do aproveitamento das folhas de papel de seda que deixam de ser descartadas e poupam o meio ambiente.
Outra vantagem percebida é a praticidade que gera ao consumidor. É prático e fácil de usar após consumo parcial do ovo, ou seja, a embalagem favorece o manuseio do produto e o protege, sendo muito mais resistente que as folhas de alumínio usadas atualmente no mercado e que acabam rasgando com facilidade. Além disso, abrange todos os tamanhos e versões dos ovos oferecidos no portfólio 2012.
Para o gerente de Marketing de Chocolates da Arcor do Brasil, Ciro Mariani, a nova embalagem está alinhada aos conceitos de sustentabilidade e ajuda a evitar desperdícios. "Notou-se que quando se utilizava as folhas de alumínio havia um gasto de material, já que metade do volume, que é constituída de papel de seda (devido ao processo de corte), era descartada posteriormente".
"Outro ponto é que, muitas vezes, o consumidor é obrigado a armazenar o produto em outra embalagem, gerando perdas. Com essa inovação, a empresa busca facilitar a vida do consumidor, já que, para o consumo dos ovos não terá resquícios de papal de alumínio junto ao chocolate. A solução encontrada beneficia ambas as partes.", assinala Mariani.
A inovação rendeu à Arcor reconhecimento no 21º Prêmio Brasileiro de Embalagem (Embanews) – Troféu Roberto Hiraishi -, na categoria "Tecnologia & Qualidade". A entrega do prêmio está prevista para o dia 13 de abril, em São Paulo.
Embalagens externas
A empresa também inovou as artes impressas nas folhas que servem como embalagem externa dos ovos, resultando em um aspecto mais "clean" e atual. A diferença é claramente percebida nas versões Amor ao Leite, Chokko Snack, Rapunzel, Butter Toffes, Linha Tortuguita, entre outros. Além disso, houve mudanças nas gramaturas dos produtos, sem a diminuição de tamanho e peso.
Sobre a Arcor
Há 30 anos, o Grupo Arcor atua em todo o território brasileiro sendo o terceiro produtor de chocolates do país, líder no segmento de chicles infantis e um dos principais players de biscoitos do Brasil. É líder mundial na produção de balas e principal exportadora de guloseimas do país, produzindo 170 mil toneladas/ano. Além de suprir o mercado interno, as marcas e produtos fabricados no Brasil são conhecidos no exterior, permitindo que as exportações tenham destinos bem diferentes, tais como África do Sul, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Coréia, Filipinas, China, Paraguai e Uruguai, somando mais de 120 países. A Arcor possui cinco Plantas Industriais, quatro Centros de Distribuição, nove escritórios regionais e conta com quatro mil colaboradores e 130 distribuidores.