A notícia mais comentada no mundo de tecnologia ontem, sem dúvida alguma, foi o ataque ao Twitter, que derrubou o serviço por pelo menos duas horas. Sites como o Facebook, LiveJournal e alguns serviços do Google também foram alvo de códigos maliciosos e sofreram com problemas de estabilidade.
Segundo Roger Thompson, chief research officer (CRO) da AVG Technologies – líder mundial no desenvolvimento de softwares de segurança gratuitos para computadores domésticos – sites de redes sociais como o Facebook e Twitter sempre são alvos de hackers e spammers. Consequentemente, usuários desses serviços também estão vulneráveis e são vítimas em potencial de fraudes online.
“O Twitter tornou-se uma referência para a cultura da internet tendo seus usuários sempre conectados e há aquelas pessoas que têm como objetivo fragmentar o conceito do pensamento de 140 caracteres que essa rede social popularizou. Esse ataque pode ser uma reação por parte destes indivíduos”, opina o executivo.
Com os olhos da mídia de todo o mundo voltados para o Twitter nesse momento, os responsáveis pelos ataques destacam a vulnerabilidade de sites que até hoje se pensava à prova de ataques. Apesar desse tipo de invasão não ser novidade, seu uso em redes sociais é incomum. Ele geralmente é utilizado apenas em websites governamentais por manifestantes contrários ao governo vigente no país. “Não há lucro nesse tipo de ataque e aqueles que o realizam mostram claramente que não há ganho algum", finaliza Thompson.
Para proteger contra ameaças escondidas em páginas aparentemente inofensivas, a AVG oferece o LinkScanner (http://free.avg.com/br-pt.download-avg-linkscanner-free-edition), uma ferramenta gratuita que proporciona aos usuários uma camada adicional de proteção contra a ameaça online.
Siga a AVG no Twitter: @officialavgnews.com
Sobre AVG Technologies
AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 80 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. Com sede em Amsterdan, AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cybercrime e possuiu um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e facilmente, utilizando baixos custos, atualizem para maiores níves de proteção e satisfação. No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante. Mais informações em www.avgbrasil.com.br.