Pesquisa com 1,7 mil colaboradores aponta que mais de 90% dos colaboradores gostam de trabalhar na empresa. Informações serão analisadas para sugerir ações de melhoria aos gestores
São Paulo, outubro de 2011 – Aproximadamente 1,7 mil colaboradores participaram da Pesquisa de Clima Organizacional promovida pela Atlas Transportes & Logística, uma das maiores transportadoras do País, no primeiro trimestre de 2011. Por si só, o número já seria motivo de satisfação, mas os resultados são ainda mais animadores. Em relação ao volume de participantes, houve um crescimento de 59% em comparação com a edição anterior, realizada em 2009. Em termos de resultados, a pesquisa aponta que mais de 90% dos respondentes gostam do clima geral da Atlas e classificaram a empresa como um bom lugar para trabalhar.
Paulo Roberto Rosa, gerente de Recursos Humanos da Atlas, afirma que o aumento do número de participantes demonstra que a força de trabalho, cada vez mais, percebe a importância de dar um feedback à empresa para que seja mantida a qualidade do clima organizacional. "Com base nas opiniões deles é que poderemos estabelecer, planejar e executar ações que visem à promoção de melhorias", diz.
Realizada a cada dois anos em todas as filiais e na matriz, a Pesquisa de Clima Organizacional avalia pontos como o sistema de gestão, comunicação, ambiente, valorização e benefícios aos colaboradores. "Na edição atual, elaboramos 53 questões que envolveram esses aspectos. Assim, podemos registrar um retrato fiel do cenário em todas as unidades da Atlas", comenta Paulo Rosa.
Poderá ficar ainda melhor
Mesmo com o cenário positivo desenhado pela pesquisa, sempre há um ponto ou outro a ser ajustado. Por isso, o processo não acaba com a divulgação dos resultados, que são compilados e publicados para que todos os colaboradores tenham acesso, conferindo transparência ao trabalho.
A etapa seguinte fica por conta da equipe de Recursos Humanos, que analisa os dados e sugere ações de melhoria aos gestores. Estes, por sua vez, têm a incumbência de elaborar planos de ação para melhorar o clima organizacional das respectivas unidades.
Segundo Paulo Rosa, diversas ações já estão sendo discutidas e deverão ser colocadas em prática até o final deste ano. Por enquanto, o que tem acontecido são reuniões em que o RH mapeia os aspectos identificados particularmente em cada filial. "A próxima etapa é colocar as ações em prática", informa.
Sobre a Atlas
É uma empresa com capital 100% nacional que oferece soluções em logística integrada e viabiliza a distribuição rodoviária e aérea de produtos para clientes de diversos setores da economia, dentre os quais, o setor farmacêutico, peças, alimentício, eletroeletrônico, entre outros. Considerada uma das maiores transportadoras do Brasil, possui hoje 56 filiais estrategicamente localizadas nas cinco regiões do País, 3.500 funcionários e 1.800 veículos para operações de coleta, transferência e entrega de cargas. É também a idealizadora do "Zero Atraso", que garante a segurança no transporte de produtos fracionados e o cumprimento dos prazos estipulados por intermédio de modernos dispositivos de rastreamento. Em novembro de 1997, tornou-se a primeira empresa brasileira do segmento certificada por entidade internacional, cumprindo todos os requisitos estabelecidos da Norma ISO9001:2008