São Paulo, 17 de outubro de 2005 – A lousa interativa já é uma realidade nas salas de aulas brasileiras. Acre, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Pernambuco. Esses são os seis novos estados que aderiram a mais moderna ferramenta de colaboração e gestão de conhecimento do mercado mundial, as lousas interativas SMART Board. Graças ao Programa Sala de Aula Inteligente, lançado em janeiro pela canadense SMART Technologies, 70 instituições de ensino no Brasil foram beneficiadas para aquisição da solução que está hoje presente em mais de 100 instituições educacionais no país e tem mais de 300 mil unidades vendidas em cerca de 100 países.
O programa Sala de Aula Inteligente contribuiu para tornar as lousas interativas extremamente mais acessíveis para as instituições educacionais brasileiras e disseminar a cultura de uso da tecnologia no Brasil. “È uma iniciativa ímpar que pretende ampliar a compreensão do uso da tecnologia em todo mundo todo”, explica Claudia Scheiner, diretora da distribuidora exclusiva da marca no país. Por meio da campanha, as instituições de ensino brasileiras puderam adquirir uma lousa interativa SMART BoardÔ SB580 e ganhar outra do mesmo modelo. Assim, 200 salas de aulas no Brasil foram equipadas com a solução através do benefício, desde o início do ano.
Durante o programa, os equipamentos foram vendidos para 46% dos estados brasileiros. A liderança foi de São Paulo, responsável pela compra de 50% das lousas vendidas. Em segundo lugar está o Rio de Janeiro com 23% de adesão, seguido pela Bahia e Distrito Federal, ambos com 6% cada. O sucesso da campanha deveu-se a alta tecnologia e os benefícios da SMART Board diretamente ligados a melhoria do processo de ensino e a facilidade de aquisição. Preço acessível, facilidade de pagamento, tecnologia SMART, foi a receita do sucesso.
A campanha foi voltada exclusivamente para instituições de ensino fundamental, médio e superior regulamentadas pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC. O objetivo da campanha foi levar um grande diferencial para o processo de ensino aprendizado para as instituições de ensino brasileiras e equipará-las as instituições internacionais como no Reino Unido ou México, onde as lousas interativas já estão presentes em quase todas as salas de aula.
Lousa interativa
A lousa interativa SMART Board substitui os convencionais quadros negros, giz, apagador e telas de projeção. Trata-se de um equipamento inovador que disponibiliza ao professor recursos interativos sem precedentes como o acesso à Internet, a programas de computador e a captação de imagens e dados de diversas fontes para serem integrados ao conteúdo da aula. A tela SMART Board garante maior interatividade na metodologia de ensino e possibilita que o professor escreva sobre estes conteúdos e salve-os em um meio digital para usá-lo futuramente ou para fornecê-lo ao aluno.
Continuidade do programa
O sucesso do programa foi tão grande que a campanha continua. A partir do mês de Outubro 100 instituições de ensino serão beneficias com 25% de desconto, ou seja, para a instituição que comprar 3 lousas vai levar a 4º. lousa totalmente sem custos.
Além do benefício da campanha as instituições receberão o novo modelo da SMART Board SB680, que é 20% maior que o modelo SB580, além de outros diferenciais.
Cláudia Scheiner aposta no programa como estratégia para ampliar ainda mais sua base instalada no segmento educacional brasileiro. “A fabricante canadense SMART Technologies tem foco no mercado educacional e entende suas necessidades, por isto, não mede esforços para tornar a sua tecnologia acessível a este importante segmento de mercado.
“É muito recompensador ver nossos clientes utilizando a tecnologia com todas as suas potencialidades, ainda mais depois desse período de muito trabalho, viagens, eventos e demonstrações”, acrescenta Letícia Souza, executiva que está na empresa desde abril de 2005, e se destacou por realizar 53% das vendas na campanha.
Sobre o Programa sala de Aula Inteligente
Com o objetivo de fomentar a cultura de utilização da tecnologia interativa da SMART no setor educacional, a campanha é exclusivamente voltada para instituições de ensino. Por meio do programa de beneficio, as instituições puderam optar por um dos dois “pacotes disponíveis”, a instituição podia adquirir uma lousa interativa SMART BoardÔ SB580 e ganhar outra do mesmo modelo, ou adiquirir duas e ganhar duas.
Sobre a Scheiner
No mercado desde 1999, a Scheiner Solutions é distribuidor exclusivo da SMART Technologies no Brasil, fabricante canadense de lousas interativas e softwares educativos para ensino presencial e à distância. A empresa atua em todo o território nacional em áreas como educação, governo e corporações de diversos segmentos. Para 2005, a expectativa é ampliar em 40% a base instalada no país. O que acompanha a tendência mundial de crescimento, visto que, o parque instalado da companhia dobrou em um ano e meio. Hoje, em todo mundo há mais 250 mil lousas, instaladas em cerca de 150 países. No Brasil, mais de 400 profissionais já foram treinados para o uso da tecnologia.