Avape consolida parcerias para capacitação profissional e inclusão de pessoas com deficiência - Trama
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Avape consolida parcerias para capacitação profissional e inclusão de pessoas com deficiência

Em 30 anos de atuação no país, instituição acredita que a base para valorizar o cidadão consiste em prepará-lo a partir de alianças estratégicas e autossustentáveis
 
São Paulo, agosto de 2012 – Neste ano de 2012, em que completa 30 anos de história, a Avape – Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência tem concentrado seus esforços no fortalecimento e ampliação das parcerias estabelecidas com empresas e entidades de todo o país. São estes contatos com parceiros que permitem que a instituição, que já promoveu a inclusão de mais de 20 mil pessoas no mercado de trabalho, continue cumprindo sua missão de proporcionar mais dignidade e apoio aos cidadãos que vivem essa realidade.
 
A Avape Net, projeto mantido pela instituição em parceria com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, está atualmente entre os empreendimentos avapeanos que mais atraem o interesse de parceiros interessados em promover a inclusão. Trata-se de uma central de call center totalmente alinhada com os parâmetros de qualidade exigidos pelo mercado, que possui ainda o diferencial de dar oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.
 
Um destes casos bem-sucedidos é a parceria firmada com o DER/SP – Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo, cuja central de atendimento emprega centenas de pessoas com deficiência, que atuam como agentes de teleatendimento e prestam suporte aos motoristas que trafegam diariamente pelas estradas paulistas. Atualmente, o projeto emprega 225 profissionais com deficiência, sendo 184 pessoas distribuídas nas funções de auxiliar administrativo, atendente e digitador e 42 como supervisores e encarregados no setor COI (Central de Operações e Informações).
 
Para o gerente de serviços da Avape, Siderlei Andrade esse tipo de parceria tem permitido realizar um trabalho de qualidade com os profissionais e especialmente no que tange o desenvolvimento de habilidades, decorrente da troca de experiência entre as equipes do DER. "Os acidentes de trânsito podem causar deficiência e as pessoas que atendem as ligações, por serem profissionais nestas situações também trabalham para mudar este quadro e conscientizar os motoristas", relata Andrade.
 
A parceria com o DER/SP possibilita, inclusive, a reintegração de pessoas com deficiência que residem no interior de SP. A Avape ampliou as atividades de serviços administrativos para a Sede e Regionais do DER que ficam localizados em Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Campinas, Cubatão, Itapetininga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José do Rio Preto e Taubaté, locais esses onde aumenta a dificuldade de inserção de pessoa com deficiência no mercado.
 
"Este tipo de parceria todos ganham, pois quando uma empresa se propõe a criar um programa para capacitar e aproveitar internamente os talentos selecionados entre os profissionais com deficiência ela ganha duas vezes, já que terá um funcionário competente e também estará em dia com a Lei de Cotas, que obriga as companhias brasileiras a contratar essas pessoas", avalia Andrade.
 
SAMU
A parceria entre Avape e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de São Paulo (SAMU-SP) é também um dos casos de maior sucesso da instituição. Ela existe desde 2009 e se destaca pela inclusão de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.
 
Os profissionais que compõem a equipe de teleatendentes e agentes de atendimento da central 192 são responsáveis pelo atendimento de todo o serviço de emergência do SAMU-SP. Recrutados e capacitados pela Avape, eles passam por constante treinamento e aprimoramento, visando à adequada qualificação e direcionamento das ligações, além da preocupação com a rapidez do atendimento, proporcionando sinergia entre o cidadão que utiliza o serviço e o profissional da central de atendimento.
 
O índice de qualidade atingido pelos serviços da central é tão significativo, que inclusive rendeu ao SAMU-SP recentemente a Certificação Internacional de Eficiência, premiação internacionalmente reconhecida pela Academia Internacional de Despacho de Emergências Médicas dos Estados Unidos. A acreditação conquistada visa à segurança do paciente e redução de erros médicos, segundo a ONA – Organização Nacional de Acreditação.
 
Para obter a certificação, o serviço atendeu uma série de diretrizes e obedeceu a diversas políticas de atendimento e códigos de ética internacionais. A avaliação de 3% do total de chamadas do SAMU-SP mostrou que o serviço atingiu a pontuação média para a premiação, que é de 90% de conformidade com o protocolo exigido pela Academia Internacional.
 
Ao todo, a central do SAMU-SP conta hoje com 162 colaboradores, sendo 140 pessoas com deficiência que atuam como Agentes de Atendimento, e outros funcionários que atuam em backup e suporte.  Estes profissionais atendem cerca de nove mil chamados por dia.
 
Mais informações sobre o projeto Avape Net podem ser obtidas no site:www.avapenet.com.br
 
IPEM
Não é apenas na área de call center que a Avape estabelece parcerias voltadas à inclusão. A instituição também é parceira do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), cujo trabalho consiste em atividades administrativas, área de digitação e apoio nos laboratórios de pesquisas dos produtos a serem fiscalizados na região do litoral e interior de São Paulo. 
 
O projeto de inclusão começou em 1997 e conta hoje com aproximadamente 60 funcionários. Desse montante, 15 tem deficiência intelectual e os demais falta de mobilidade física, deficiência auditiva e intelectual.  São realizados treinamentos periódicos para o melhor desempenho e capacitação dos colaboradores. Graças aos treinamentos realizados, os funcionários realizam atendimento presencial nos CATs e, devido ao sucesso da parceria, o contrato será renovado em setembro de 2012.
 
Sobre a Avape
Há 30 anos, a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) atua no atendimento e na defesa de direitos, promovendo a reabilitação, a capacitação e a inclusão de pessoas com todo tipo de deficiência, do recém nascido ao idoso, e também de pessoas em situação de risco social. Desenvolve ainda programas comunitários, de saúde da família e de ação social, além de atividades culturais, esportivas e recreativas. Fundada em 1982, na região do ABC, em São Paulo, sempre se comprometeu com a qualidade e a excelência dos serviços prestados, mantendo intercâmbio com renomadas instituições nacionais e internacionais, visando tendências e inovações, além de reciclar e aperfeiçoar seus profissionais. Consi derada m odelo d e gestão, foi a primeira no mun do a receber o ce rtificado ISO 9001, pela DNV – Det Norske Veritas. Tem como missão promover as competências das pessoas com deficiência visando a su a autonomia, segurança e dignidade para o exercício da cidadania. Em 2011, seus serviços especializados na Assistência Social e Saúde atenderam 2.088.756 usuários, sendo 99% desses atendimentos gratuitos.
 
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