São Paulo, 18 de dezembro de 2008 – O software de segurança AVG anuncia ferramenta para proteger usuários contra a recente vulnerabilidade detectada no Internet Explorer, browser da Microsoft, que permite a uma pessoa não autorizada ter controle total do computador de alguns usuários e tenho acesso a senhas e outras informações importantes. A gravidade desta vulnerabilidade está no fato de, até agora, não existirem correções disponíveis, a não ser a divulgação pública de código para a exploração da vulnerabilidade (proof-of-concept), que acaba facilitando o trabalho de usuários mal intencionados.
Com o aplicativo LinkScanner, disponível em todas as versões do AVG 8.0, é possível proteger a máquina contra as possíveis invasões enquanto a vulnerabilidade não é corrigida pela Microsoft. Desde o dia 11 de dezembro, época em que a ferramenta foi lançada, a AVG registrou cerca de 5 mil tentativas de ataques a mais de 3 mil usuários do Internet Explorer.
"O rápido crescimento das ameaças da internet faz com que elas sejam cada vez mais elaboradas e velozes, podendo aparecer em múltiplos web sites temporariamente e desaparecer em um curto espaço de tempo, passando despercebidas pelas ferramentas de segurança dos principais browsers utilizados hoje no mercado", informa J.R. Smith, CEO da AVG Technologies. "Para se prevenir contra esse tipo de ameaça, o usuário deve utilizar uma solução que detecte estas ameaças em tempo-real, como acontece com o LinkScanner, que rastreia as vulnerabilidades e as bloqueia antes que o usuário perca informações importantes".
De acordo com Roger Thompson, Chief Research Officer da AVG e responsável pelo desenvolvimento do Link Scanner, os prováveis responsáveis por explorar esta vulnerabilidade são os mesmos hackers que roubaram senhas de usuários de World of Warcraft nos últimos dois anos.
Usuários que desejam proteger seus sistemas contra a vulnerabilidade podem baixar a trial do aplicativo gratuitamente em www.avg.com
Sobre AVG Technologies
AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, e atualmente protege mais de 80 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. Com sede em Amsterdan, AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cybercrime e possuiu um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e facilmente, utilizando baixos custos, atualizem para maiores níves de proteção e satisfação. No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante. Mais informações em www.avgbrasil.com.br.