Série de pesquisas revela que crianças entram cedo no mundo online e amadurecem precocemente em sua relação com a tecnologia
São Paulo, janeiro de 2012 – Durante todo o ano de 2011, pesquisas da AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores, traçaram um perfil das crianças usuárias da internet e mostraram que a vida social online está começando cada vez mais cedo. Entre crianças de seis a nove anos, 51% usam algum tipo de rede social, 22% e-mail e 13%, mesmo menores de idade, já tem perfil no Facebook. Para 35% das crianças entre seis e sete anos e 47% entre oito e nove anos, essa vida social inclui conversar com amigos via internet.
"Os pais devem estar atentos às atividades dos filhos na internet. Uma de nossas pesquisas mostrou que alguns ainda não estão acompanhando as atividades online das crianças: de 2,2 mil pais entrevistados em diversos países, apenas 56% estão cientes do que seus filhos fazem na internet e usam algum tipo de programa de segurança no computador. Já 33% dos pais administram não ter controle sobre o computador e 11% ficaram indecisos. São números preocupantes", alerta Mariano Sumrell, diretor de marketing da AVG Brasil.
Um dos riscos do uso da internet é o cyberbullyng. Pesquisa divulgada pela AVG em 2011 revelou que uma em cada seis crianças, entre seis e nove anos, já enfrentou situações de cyberbullying. "O mundo online já faz parte da vida dos pequenos, então os pais devem estar atentos ao uso da tecnologia e passar orientações para que seus filhos tenham uma navegação segura", ressalta Sumrell.
Essas orientações devem vir desde cedo. Um questionário aplicado a 2,2 mil mães em países da Europa, América, Ásia e Oceania concluiu que 69% das crianças tem como primeiro aprendizado o uso do computador, antes mesmo de outras atividades tipicamente infantis, como amarrar os sapatos ou andar de bicicleta. Enquanto 55% das crianças sabem usar jogos do computador, apenas 20% sabem nadar e 43% aprenderam a andar de bicicleta. As mães ainda revelaram que 19% das crianças sabe usar smartphones e só 9% amarra os próprios sapatos.
Após esse aprendizado inicial, o desenvolvimento das habilidades com a tecnologia também estão acelerados. A pesquisa do projeto "Digital Diaries" trouxe um alerta aos pais: a maior parte das crianças alcança a maturidade digital – habilidade similar à de um adulto quando o assunto é tecnologia – por volta dos 11 anos de idade.
"Os pais devem estar atentos, utilizar programas que monitoram o acesso dos filhos e, principalmente, conversar abertamente sobre os riscos da vida social em rede. Nossos estudos sobre o assunto são pensados especialmente para auxiliar os pais nessa tarefa", disse o diretor de marketing da AVG Brasil, Mariano Sumrell.
"Os pais devem estar atentos, utilizar programas que monitoram o acesso dos filhos e, principalmente, conversar abertamente sobre os riscos da vida social em rede. Nossos estudos sobre o assunto são pensados especialmente para auxiliar os pais nessa tarefa", disse o diretor de marketing da AVG Brasil, Mariano Sumrell.
Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 120 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação.
A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.
Mais informações em www.avgbrasil.com.br.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati