São Paulo, julho de 2010 – A AVG Technologies, fabricante do antivírus gratuito mais popular do mundo, anuncia que a equipe de seu laboratório de pesquisas identificou uma rede zumbi composta por mais de 1,2 milhão de computadores. Controlada por criminosos, as máquinas foram infectadas em um ataque do tipo Eleonore Explore Toolkit – software que permite a contaminação e controle de desktops e notebooks.
Durante os últimos dois meses, a equipe do Virus Lab da AVG observou um aumento na utilização desse conjunto de ferramentas específicas, conhecidas como Eleonore Explore Toolkit. Assim se iniciou o monitoramento de 165 websites conhecidos que foram invadidos por criminosos. O usuário ao visitar uma dessas páginas era redirecionado a um endereço contaminado, infectando a máquina.
A equipe da AVG encontrou vulnerabilidades nos códigos maliciosos, sendo capaz de coletar dados estatísticos que permitiram obter uma melhor compreensão da magnitude dos ataques e a taxa de sucesso média de infecção. A primeira etapa para infectar silenciosamente é explorar uma vulnerabilidade nos navegadores Internet Explorer 6, 7, Safari e Firefox, além do Adobe Acrobat Reader. Ao invadir o computador é possível roubar dados ou mesmo transformá-lo em uma máquina de enviar spams.
A AVG estima que mais de 12 milhões de usuários acessaram as páginas contaminadas, sendo que 10% foram infectados – mas essa taxa depende do navegador que foi atacado. O Eleonore teve mais sucesso em 33,8% dos computadores equipados com o Internet Explorer 6 e menor taxa de invasão no Safari, com 2,78%.
"A acessibilidade e a sofisticação das ferramentas a favor do cibercrime provam que as gangues de criminosos estão arriscando-se cada vez mais para rentabilizar suas atividades. É por isso que é mais importante do que nunca que usuários domésticos e corporativos protejam seus computadores contra esse tipo de ataque cada vez mais comum”, explica Yuval Ben-Itzhak, vice-presidente sênior da AVG Technologies.
Mariano Sumrell, da AVG Brasil, alerta para os perigos que podem ser encontrados durante a navegação e dá algumas recomendações sobre a melhor forma de proteger-se nas redes sociais:
– Tenha a certeza de estar navegando com segurança e utilize uma ferramenta que verifique cada link clicado, bloqueando a entrada em páginas infectadas. O AVG LinkScanner tem justamente essa função, é gratuito e funciona com qualquer antivírus.
– Não é necessário instalar um visualizador para assistir a um vídeo – se isso for pedido em algum site provavelmente é uma armadilha. Caso seja realmente necessário fazer um download, vá até o site oficial do aplicativo e nunca baixe por meio de um link.
– Não esqueça também de manter sempre esse antivírus atualizado. Caso você não tenha um faça aqui o download da versão gratuita do AVG 9.0.
Sobre AVG Technologies
AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 110 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação.
A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, and Yahoo! No Brasil, no Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.
Mais informações em www.avgbrasil.com.br.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati