São Paulo, 23 de maio de 2006 – Com temperaturas oscilando entre 10°C e 20ºC é normal que as pessoas passem longe das atividades aquáticas, porém quem usa a piscina para se exercitar nessa época do ano é extremamente beneficiado. Muitos desconhecem que as atividades no meio líquido podem fazer verdadeiros milagres com o corpo, a pele e os cabelos que demandam, nessa época, uma atenção redobrada. Sendo assim, a solução é mexer o esqueleto e correr para a água!
Uma boa opção para quem se deixa levar pela falta de disposição em praticar algum exercício físico são os banhos de imersão estáticos, como, por exemplo, o ofurô. Além de se deliciar com os muitos benefícios medicinais, é possível relaxar e eliminar as toxinas acumuladas, via suor, acumuladas com a ingestão de alimentos gordurosos já que para manter a temperatura corporal é preciso um acréscimo de 20% a 30% no nível de energia.
De acordo com Teresinha Isobe, diretora de conteúdo da Fitness Brasil, empresa especializada em fitness, saúde e bem-estar, a água por si só possui propriedades terapêuticas incontestáveis, e aliada a uma banheira de madeira que tem capacidade natural de isolamento térmico, pode fazer “milagres”. “A terapia é tanto física quanto mental. Problemas ósseos e contusões também podem ser tratados. Esgotamento físico e dores musculares são normalmente causados pelo estresse do dia-a-dia e, num banho com água quente, é possível buscar o equilíbrio já que provoca a dilatação dos vasos sangüíneos. Além de combater a insônia, hidrata a pele e melhora o aspecto proporcionando bem-estar por um longo tempo”, comenta.
As academias vêm sofrendo uma grande influência das atividades zen tanto em modalidades terrestres quanto aquáticas. Seguindo essa linha, um método que vem colecionando um grande número de adeptos é o watsu (www.watso.com.br), que nada mais é do que uma combinação de água (water) com terapia oriental que visa o reequilíbrio físico e energético (shiatsu). A técnica trata o indivíduo abordando a espiritualidade e a mente. “A piscina aquecida a uma temperatura de 35ºC, proporciona um ambiente de bem-estar e aconchego e, o melhor de tudo, é possível tratar o emocional e corpo já que auxilia em casos de tensões agudas, estresse, depressão e deficiência física não sendo necessário saber nadar”, afirma Teresinha.
Este processo foi idealizado e criado pelo terapeuta norte americano Harold Dull. Segundo ele, o watsu ressalta a simplicidade, eliminando o artificial e o desnecessário, buscando a unidade. Ao mesmo tempo, enaltece a harmonia, a reverência, a pureza e a tranqüilidade. A responsável pela introdução da técnica no Brasil é a terapeuta Ursula Garthoff, uma alemã que vive aqui há mais de 20 anos.
Se a idéia é manter o condicionamento físico e tonificar ainda mais os músculos aumentando assim, a resistência, Teresinha lembra que a hidroginástica e a natação são excelentes dicas. “Nem chuva, vento ou frio devem ser os motivos para se afastar das aulas. O esforço vale a pena já que os exercícios aeróbicos torneiam braços, pernas e bumbum”, recomenda.
A ingestão de líquidos no inverno também é fundamental. Para facilitar esse consumo é interessante o cardápio com chás e sopas que são ricas em antioxidantes e nutrientes que, assim como a vitamina C presente no limão, caju, morango, goiaba, mexerica, abacaxi, por exemplo, ajudam no combate ao resfriado. “Pesquisas e recentes estudos apontam que uma alimentação adequada pode reforçar ainda mais as defesas do organismo, principalmente nessa época do ano em que as pessoas são expostas a grandes choques”, esclarece Teresinha.
Sobre a Fitness Brasil
A Fitness Brasil, fundada pelo empresário Waldyr Soares, atua há 16 anos no mercado de fitness, saúde e bem-estar, no Brasil e na América Latina. Com o intuito de colaborar com o desenvolvimento do setor, gerar conhecimento e disseminar os conceitos de qualidade de vida e wellness, a Fitness Brasil é responsável pelos maiores e mais importantes eventos do segmento, que antecipam tendências e lançamentos, além de promover negócios na área. Hoje, com mais de 50.000 profissionais cadastrados em seu banco de dados, a Fitness Brasil, é a principal fonte de informações sobre o mercado de academias, estando habilitada a discutir temas como investimentos, movimentação de mercado e negócios relacionados ao setor.