São Paulo, setembro de 2013 – O investimento em inovação é uma das estratégias da Arcor do Brasil para oferecer produtos de qualidade. O licenciamento tem agradado os consumidores no ponto de venda. De olho nesse mercado, a fabricante de alimentos lança a versão Big Big Frutas CAPRICHO, licenciamento fechado com a marca. A categoria de chicles tem participação de 35% de market share no mercado.
A marca Big Big é uma das principais marcas de chicles do portfólio da Arcor e engloba licenças fortes e de renome. o objetivo da ação é estreitar e fortalecer o relacionamento com o público teen, meninas na faixa de 09 a 16 anos, bem como aliar a goma de mascar aos momentos típicos vividos pelos jovens, sendo a maioria dos consumidores. A marca Big Big é umas das preferidas pelo público adolescente e infantil, principalmente na região nordeste, onde a marca tem 50% de participação do mercado.
Diante desse cenário, a empresa investiu na repaginação da embalagem, por meio do licenciamento com a maior marca teen do Brasil, para se aproximar desse público. Os envoltórios ganharão cores vivas e imagens conhecidas pelas leitoras da CAPRICHO, tornando-as modernas e mais irreverente. O chicle tem o formato de frutas nos sabores laranja, melancia e tutti-frutti.
Para a diretora de marketing da Arcor do Brasil, Loredana Mariotto, o licenciamento é uma forma de agregar valor à marca e trazer novidade para a linha. "Identificamos uma sinergia grande entre Big Big e a CAPRICHO já que os consumidores de gomas de mascar são adolescentes, sendo assim, faz todo sentido unir duas marcas fortes. Além disso, sabemos que a revista tornou-se uma das maiores marcas teen do Brasil e queremos estar onde os consumidores estão", explica a executiva.
Estudos recentes realizados pela revista mostram que o perfil das leitoras que leem o veículo se interessam por moda, beleza, comportamento, celebridades, atualidades, diversão e tecnologia. A Arcor enxerga a parceria como uma grande aliada para o crescimento da linha e um leque de oportunidades no mercado.
O acordo contempla ainda a multiplataforma, envolvendo anúncio em revista, internet, ações via mobile, TV, inserção da marca em eventos com foco em entretenimento, além de projetos cross-media e eventos de lançamento de celebridades.
Licenciamento no Brasil
De acordo com dados da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), existem no Brasil cerca de 800 empresas licenciadas que utilizam mais de 400 marcas e personagens. O Brasil é o quinto país em faturamento de licenciamento de marca no mundo, atrás dos Estados Unidos, China, Canadá e México.
Licenciamento da Marca Capricho
Com a missão de tornar a adolescência a época mais incrível da vida de uma garota, a CAPRICHO está onde quer que a adolescente esteja, e conhece profundamente cada aspecto de sua identidade. A marca transformou-se em uma das maiores marcas teen do Brasil no mercado teen, seguindo um caminho multiplataforma que envolve revista, internet, mobile, TV, licenciamento, eventos, projetos cross-media e lançamento de celebridades próprias.
Com licenciamento, além do lançamento de produtos da Linha Escrita, a CAPRICHO já conta com mais de 10 milhões de produtos e serviços vendidos anualmente com cosméticos, underwear, papelaria, alimentos, acessórios, bolsas, games sociais, livros e adesivos para celular.
Grupo Arcor
Com 32 anos de trajetória no Brasil, o Grupo Arcor possui 4.200 colaboradores, cinco Plantas Industriais e cinco Centros de Distribuição. Atua em todo o território nacional sendo o terceiro produtor de chocolates do país, líder no segmento de chicles infantis e um dos principais players de biscoitos do Brasil. É o principal exportador de guloseimas do país, produzindo 170 mil toneladas/ano. Em 2012, atingiu faturamento de R$ 1,1 bilhão e para esse ano estima crescimento aproximado de 15%, com projeção de faturar R$ 1.3 bi.