
São Paulo, setembro de 2025 — A Thoughtworks, consultoria global de tecnologia que integra design, engenharia e IA para impulsionar a inovação digital, acaba de ser reconhecida pela Databricks como a Parceira do Ano de 2025 em Comunicações, Mídia e Entretenimento (CME) na América Latina por ajudar organizações como a Vivo, a maior empresa de telecomunicações do Brasil, parte do grupo Telefónica, a aproveitar dados e IA para transformar seus negócios.
Apresentado no LATAM Partner Forum, o prêmio celebra as décadas de experiência da Thoughtworks como pioneira em metodologias avançadas de dados, o trabalho inovador em áreas como IA, data mesh e modernização de plataformas de dados com a Databricks, além de reforçar a solidez e a relevância da consultoria no setor. Com parceria de ponta a ponta, Thoughtworks e Databricks ajudam clientes a extrair um valor significativo de seus dados, levando a uma melhor tomada de decisões, redução do tempo de produção e troca de dados sem problemas entre sistemas heterogêneos.
“Este reconhecimento como Parceiro do Ano da Databricks em Comunicações, Mídia e Entretenimento na América Latina é um testemunho de nossa poderosa parceria com a Databricks, uma verdadeira líder em análise de dados e IA”, afirma Gene Reznik, Chief Strategy Officer e Líder Global de Service Lines da Thoughtworks. “O valor de negócios que entregamos juntos é claro. Ao ir além das melhorias técnicas para também aprimorar o alinhamento organizacional entre TI e negócios, permitimos que nossos clientes atinjam um novo nível de colaboração que promove a transformação e a vantagem competitiva a longo prazo.”
O projeto em andamento vem implementando em Databricks uma arquitetura Data Mesh, que utiliza governança federada, plataforma self service, organizada por domínios e visão de dados como produtos. Como resultado, a Vivo poderá promover uma cultura ainda mais movida a dados e IA. O objetivo é acelerar a democratização dos dados, permitindo que as equipes técnicas e de negócio acessem, criem e usem de forma autônoma produtos de dados bem definidos, viabilizando a experimentação e a prototipagem rápida de novas soluções analíticas, modelos de aprendizado de máquina e aplicações orientados a dados, acelerando o time to insight e deixando a Vivo cada vez mais competitiva.
A Thoughtworks tem liderado o caminho para ajudar organizações em todos os setores a estabelecer essas estruturas escaláveis por meio de tecnologias modernas baseadas em nuvem e práticas avançadas de engenharia de dados. O prêmio segue o reconhecimento da Thoughtworks APAC como Parceira de Inovação do Ano da Databricks para Austrália e Nova Zelândia (ANZ) no ano passado.