São Paulo, novembro de 2013 – Consolidado há mais de 15 anos como incentivador da inovação tecnológica, o Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) se estabelece também como ambiente para economia criativa. Duas empresas do segmento, Ateliê Brasil e IQ Química são as pioneiras do setor na incubadora.
No mercado há 16 anos, a Ateliê Brasil fabrica suas peças utilizando matérias-primas renováveis e passivos ambientais (resíduos industriais que não têm destinação). A empresa já possuía grandes clientes, como Natura e Petrobrás, mas, nas palavras da artista plástica e proprietária Eli Tosta, "precisava de um salto quântico".
O ingresso no Cietec em 2012 teve como objetivo fortalecer a busca por parceiros e pesquisadores para produzir em escala industrial e contribuir para o meio ambiente. "Pretendemos dar uma destinação em escala, com a ajuda do Ipen, do IPT e da IQX, da Unicamp. É preciso transformar em um negócio."
Aquarela de negócios
A QI Química é uma empresa familiar gerenciada pelo químico e artista plástico Vincenzo Giorgi. Premiado internacionalmente, Vincenzo sentiu a necessidade de novos produtos para pintura, de modo a explorar outros efeitos.
"Trata-se de uma inovação radical na área de pintura artística e recreativa, voltada para profissionais da arte ou ao público em geral, particularmente crianças em idade escolar, que poderão desfrutar dos efeitos tridimensionais conseguidos com as Ars Ceratintas, um novo produto, e a Encriótica, uma nova técnica", explica sócio-gerente da QI Química.
A pesquisa tem ocorrido em parceria com o Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia, do Instituto de Química da USP. "Até este momento, foram desenvolvidas formulações básicas que conferem os efeitos desejados em praticamente todas as cores. Além disso, temos avançado no processo produtivo em escala e buscamos investidores. Vislumbramos, para um futuro próximo, a venda dos produtos que serão gerados na forma de kits e das obras destes derivantes", informa Vincenzo.
Sobre o Cietec
O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).