São Paulo, março de 2015 – O Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), gestor da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo – IPEN/USP aprovou nove startups em seu processo de seleção de fluxo contínuo. As empresas começam seu período de incubação em março e tem até quatro anos para terminarem o desenvolvimento de seus negócios.
O hotel de projetos, que recebe projetos na fase de constituição jurídico-administrativa e de captação de recursos para instalação, abrigará metade das startups. As outras estão distribuídas nas modalidades não residente, em que estão ligadas à incubadora, mas não ocupam seu espaço físico; residente e residente TIC, em que se concentram as empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Entre as empresas que já estão no mercado e procuraram a incubadora para inovar em unidades de negócio ou novos produtos estão a 2cmn e Fábrica de Aplicativos. O primeiro é um blog e comércio virtual de moda; já o segundo é uma startup que facilita a criação de apps por pessoas leigas.
As empresas incubadas no Cietec ocupam salas de até 50m2 para desenvolverem seus projetos. Além disso, há consultorias de áreas como marketing, construção de marca, acesso a fomento, elaboração de plano de negócios e aproximação com laboratórios e instituições de pesquisa da Universidade de são Paulo (USP) e outros centros de ensino.
Sergio Risola, diretor-executivo, ressalta a expertise do Cietec na gestão de negócios inovadores. "Há 17 anos damos apoio para que empreendedores desenvolvam inovações com o propósito de resolver questões que colaborem com a sociedade brasileira". Entre as empresas de sucesso que passaram pelo centro de inovação estão Tramppo, de reciclagem de lâmpadas de mercúrio; Adespec, de adesivos atóxicos; e P3D, fornecedora de conteúdo 3D para uso educacional.
Sobre o Cietec
O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação do índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).