São Paulo, julho de 2016 – A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN, gerida pelo Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), receberá as empresas de economia criativa selecionadas pela Anprotec (Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e pela Samsung. A entidade já apoia três empresas que foram selecionadas pelo programa, em sua primeira edição, em 2015.
O critério dos organizadores do fomento foi averiguar quais incubadoras já estão estruturadas para fomentar a cultura do empreendedorismo inovador e a geração de negócios de alto impacto. As incubadoras que participam do programa implementam um modelo de compartilhamento de documentos, tecnologias e práticas desenvolvidos pelo CCEI Daegu, o centro de economia criativa e inovação, que é referência na Coreia do Sul.
Em 2015, duas empresas ligadas ao Cietec foram escolhidas pelo edital: DEV e VR Monkey. A DEV desenvolve produtos e serviços com uso de tecnologia de internet das coisas. Já a VR Monkey é um estúdio de criação de games e projetos em realidade virtual. Além das duas startups que já estavam incubadas, a Doutor Recomenda juntou-se à incubadora depois de selecionada pelo programa.
Segundo Sergio Risola, fazer parte do programa traz benefícios para o Cietec, e principalmente para as empresas incubadas. "A vantagem para a incubadora é institucional, mas estamos muito mais satisfeitos com a evolução que acompanhamos nas startups durante o período", explica o executivo. Risola acrescenta que existem negociações para que a VR Monkey vá para a Coreia do Sul conhecer o centro de inovação local.
Mais sobre o programa
Com inscrições abertas até dia 20 de agosto, o edital selecionará empresas das áreas: saúde digital, bem-estar, fitness; educação digital; segurança, privacidade e furto; soluções de convergência e conectividade; fintech (finanças digitais); operadoras de telefonia móvel e consumidores; gestão de baterias; e novas experiências com redes sociais.
Para se candidatar, a startup deve possuir MVP concluído ou em andamento (minimum viable product), além de estar com sua documentação fiscal, contábil e administrativa em dia. A Samsung pede que os candidatos apresentem um resumo executivo do protótipo em texto (nos idiomas português e inglês) e vídeo pitch de até dois minutos em português. Um relatório com a qualificação técnica da equipe também deve estar em anexo.
Exige-se que a startup esteja pré-incubada, incubada ou graduada há até um ano ou manifestar o compromisso de estar incubada no Cietec ou outra incubadora selecionada pelo programa. A formalização do processo de incubação é obrigatória até dia 10 de outubro.
O edital está disponível para consulta pela internet.
Sobre o Cietec
O Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, fundada há 18 anos. Entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN, é um ambiente de inovação sinérgico, que apoia o acesso às agências de fomento, incentiva a prospecção de oportunidades de negócios corporativos e o relacionamento com o investimento-anjo e o venture capital.
Em 2015, as 116 startups incubadas, já com produtos e serviços no mercado, faturaram R$ 35 milhões. As empresas que procuraram fomento governamental, tanto de entidades da esfera estadual, quanto da esfera federal, captaram R$ 6 milhões nesse mesmo período. Os números mostram o sucesso na missão de incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, o fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica.