São Paulo, setembro de 2015 – O Cietec e a Chrisalys acertaram acordo para que as empresas chilenas venham ao Brasil para período de incubação. A maior vantagem para as startups andinas é o acesso ao mercado brasileiro, com quase 200 milhões de habitantes. Já as empresas nacionais poderão conhecer um habitat de inovação com programas de incentivo mundialmente reconhecidos.
O convênio coloca detalhes na co-incubação de duas empresas por semestre, sendo que seis meses é o tempo máximo de permanência no parceiro. Segundo Oscar Nunes, gestor de Negócios Internacionais do Cietec, qualquer empreendedor que se interesse pelo programa será bem-vindo, e os critérios de seleção serão próprios de cada uma das partes. A incubação no parceiro internacional não terá custos administrativos, mas o empresário deverá arcar com despesas de deslocamento e moradia no outro país.
Ignacio Chaves, diretor da entidade de apoio ao empreendedorismo chilena, o convênio aumenta a oferta de valor que a incubadora oferece aos seus empresários. "O Cietec é uma das maiores incubadoras do Brasil, portanto, há um mercado muito grande para abordar e muitas possibilidades de fazer negócios", pontua o executivo.
Desde o início do ano o centro de inovação brasileiro recebe empresários de fora do país para períodos de intercâmbio. Essa é a primeira vez, entretanto, que é formalizado um convênio com uma instituição estrangeira. Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, também analisa a parceria positivamente. "Graças ao acordo, janelas de oportunidades vão se abrindo para atrairmos novas empresas", explica.
Com a divulgação do convênio começou a ser feita essa semana e, com isso, espera-se que as empresas busquem participar do intercâmbio. A Chrysalis tem atualmente mais de 20 startups, focadas em áreas como economia criativa, saúde, e-commerce e sustentabilidade. Já o Cietec, apoia 132 empresas através de suas redes de negócios: biotecnologia, eletroeletrônicos, medicina e saúde, meio ambiente, química e tecnologia da informação.
Sobre o Cietec
O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).