São Paulo, setembro de 2015 – O Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), gestor da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo IPEN/USP, aprovou cinco empresas no início do segundo semestre de 2015. Com processo de seleção contínuo, os candidatos a empreendedores não precisam mais esperar por publicação de edital, sendo possível propor candidatura a qualquer tempo.
Em agosto deste ano, iniciaram o período de incubação mais cinco projetos de interesse para o ecossistema de inovação no país. Segundo José Carlos de Lucena, coordenador técnico do Cietec, serão recebidas duas empresas residentes de base tecnológica, duas empresas não-residentes e uma pré-incubada residente no hotel de projetos.
Foram aprovados os seguintes empreendedores e empreendimentos:
- Immunogenic: consultoria e assessoria científica na área de pesquisa clínica.
- IPPG: prestação de serviços técnicos e especializados em educação tecnológica.
- Wide Media: aplicativo de simulação de ambiente residencial em 3D.
- Totetoy: desenvolvimento de bichinhos interativos.
- SCL: fabricante de aglomerados de papelão com material reciclável.
Sergio Risola, diretor-executivo da entidade gestora, reflete sobre a variedade de temas que procuraram o Cietec. "Tratam-se de projetos que trazem importantes inovações e se adéquam às tendências na área de startups: saúde, educação, computação 3D, entretenimento e reciclagem de materiais", explica o especialista.
Atualmente, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo IPEN/USP tem 118 empresas, da modalidade de hotel de projetos até as incubadas não-residentes. Seu período de incubação depende da área do projeto: enquanto as startups de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) necessitam de um tempo mais rápido possível de incubação, as empresas de tecnologias tradicionais podem ficar alguns anos mais na incubadora.
Sobre o Cietec
O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).