São Paulo, novembro de 2015 – A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN, gerida pelo Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), é uma das escolhidas para receber startups inovadoras no Programa Samsung Anprotec de Economia Criativa. Os empreendedores interessados não precisam estar incubados na instituição e podem se inscrever até dia 16 de novembro.
A iniciativa resulta de uma parceria entre Samsung, Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e CCEI Daegu (Centro de Economia Criativa e Inovação da Coreia do Sul). "Nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento de novas empresas que desejam criar mudanças positivas para a sociedade, por meio de soluções nas áreas de educação digital, saúde digital, segurança da informação e mobilidade/soluções de convergência (telefones, tablets e wearable)", afirma Antonio Marcon, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung no Brasil.
Antes do ingresso definitivo na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN as propostas serão avaliadas por uma banca especializada, formada pelas três partes promotoras do processo. A seleção contemplará até oito empresas distribuídas entre as diferentes regiões do país. "Essa é mais uma ação desenvolvida no âmbito da parceria, que permitirá impulsionar empreendimentos inovadores, também colaborando para consolidar o setor de economia criativa em nossos ambientes de inovação", afirma a presidente da Anprotec, Francilene Garcia.
Segundo Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, as empresas selecionadas ficarão, por seis meses na incubadora, recebendo todo apoio da equipe de gestores especializados no desenvolvimento de projetos inovadores. "É importante ressaltar que as startups receberão um aporte de R$ 140 mil para iniciar suas atividades, o que já é um grande incentivo ao seu crescimento e competitividade", destacou o gestor.
O Programa Samsung Anprotec de Economia Criativa recebe inscrições até 16 de novembro, com início do período de seis meses de incubação em janeiro de 2016. O envio de propostas deve atender a uma série de requisitos e tem uma documentação exigida. Mais detalhes podem ser verificados na chamada pública. O acesso à ficha de inscrição dá-se por esse link.
Sobre o Cietec
O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).