Cietec será gestor da aceleradora do Parque Tecnológico do Estado de São Paulo - Trama
Voltar para sala de imprensa

Cietec será gestor da aceleradora do Parque Tecnológico do Estado de São Paulo

Cietec será gestor da aceleradora do Parque Tecnológico do Estado de São Paulo

Documento apresentado em solenidade pelo governador Geraldo Alckmin institui responsabilidade da organização social 

São Paulo, julho de 2014 – O Governo do Estado de São Paulo assinou na quarta-feira, dia 02 de julho, um protocolo de intenções que coloca o Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) como uma das partes gesto ras do Parque Tecnológico do Estado de São Paulo. A entidade, já responsável pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, coordenará a implantação da aceleradora de empresas do novo polo da capital paulista.

A solenidade teve a presença de autoridades do governo estadual, do empresariado e da academia. Segundo o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, será esse o tripé que dará base para o parque tecnológico de 40 mil metros quadrados, que estará em pleno funcionamento em setembro.

Nelson Baeta Neves Filho, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, lembrou do investimento do Estado em ciência, tecnologia e inovação. "São Paulo faz inversões maiores do que países como Espanha, Itália e Rússia nas áreas de ensino e pesquisa tecnológicos", explicou. A soma, de acordo com a secretaria, chega a 32% do ICMS paulista.

Já o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Cintra, comemorou a transferência de seu gabinete para o novo parque tecnológico. Além disso, relembrou que a inauguração é um sonho de mais de 10 anos, que, finalmente, é concretizado.

O papel do Cietec na nova estrutura será em duas frentes. Em primeiro lugar, a entidade será a gestora da aceleradora a ser implantada. Para Claudio Rodrigues, diretor-presidente do Cietec, "as negociações mostram a importância que teremos dentro do maior ambiente de inovação da América Latina". Em segundo, acontecerá uma transferência de empresas graduadas para o local.

Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, explica que "temos empreendedores na incubadora que estão ansiosos para a mudança, já que o potencial de crescimento deles ou escalabilidade para o mercado será muito maior com o apoio de um parque tecnológico".

Durante o evento, foi assinado protocolo de intenções entre o Governo do Estado e o Cietec, para a instalação de uma aceleradora. O documento mostra o papel de cada uma das partes – Governo do Estado e Cietec – na gestão de mais uma entidade de fomento do empreendedorismo tecnológico no Estado.

Os empresários ligados ao Cietec também estão ansiosos para a implantação total do empreendimento. Samy Menasce, CEO da Brasil Ozônio, destaca a importância de uma empresa em crescimento estar em um parque tecnológico, "onde pode receber apoio e criar musculatura".

O Cietec já gere a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Estado de São Paulo do IPEN/USP, considerada a maior incubadora de empresas da América Latina, por isso sugeriu-se que a entidade fosse responsável pela aceleradora. A missão do Cietec é incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, a partir do apoio à criação, ao fortalecimento e à consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica.

Sobre o Cietec 

O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimen to-anjo, capital semente e ve nture capital (capital de risco).

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova 

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: