São Paulo, agosto de 2009 – O mercado de Cinema Digital está maduro no Brasil? Quais as demandas das distribuidoras para esse segmento crescer? E para os exibidores, o que é preciso? Essas são algumas das mais relevantes questões abordadas durante o Painel Exibição: Implantação para o Cinema Digital, que aconteceu no primeiro dia do IV FIICAV, Seminário Internacional de Negócios em Cinema e Audiovisual, que encerra hoje, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
Patrícia Kamitsuji Ito, da Fox Film do Brasil, apresentou o bem sucedido caso do filme A Era do Gelo 3. O filme, com 767 salas de exibição, teve apenas 71 delas em 3D, representando 9% do total. Tais salas, entretanto, atingiram 35% das receitas totais do filme, melhor resultado em 3D do filme no mundo todo. “Se você levar em consideração a bilheteria do A Era do Gelo 3D, ele está em quarto lugar no ranking de forma geral no Brasil, atrás apenas de A Era do Gelo 35mm, Harry Potter e Se eu fosse você 2”, ressalta.
Sobre essa preponderância do 3D, Fábio Lima, CEO da Moviemobz aponta a razão. “O cinema digital é o avanço da tecnologia. A entrada do 3D proporciona uma nova experiência para o usuário. Por essa razão, é o 3D que ‘puxa’ o digital”.
Conforme dados de Marcelo Bertini, presidente do Cinemark, esse exibidor é o pioneiro no segmento digital no Brasil. Com 69 salas já preparadas para a exibição digital, concentradas especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país, Bertini aponta um fato importante sobre a tecnologia. “O 3D é o diferencial da experiência de assistir filme. O primordial é o conteúdo, é isso que o público busca quando vai ao cinema”.
Ricardo Difini Leite, da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec), aponta saídas para a indústria do cinema e do audiovisual no Brasil. “É preciso reduzir a interferência do Estado no negócio, desenvolver uma política de crescimento do parque exibidor, viabilizar financiamentos para equipamentos digitais e discutir o passo menos danoso para que a transição prejudique o menor número possível de empresários”, conclui.
SET Broadcast & Cable
Em sua 18ª edição, SET Broadcast & Cable é reconhecido como o principal evento de tecnologia em equipamentos e serviços para engenharia de televisão, radiofusão e telecomunicações da América Latina. Além da feira com cerca de 120 expositores nacionais e internacionais, a iniciativa contempla o Congresso SET, realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e o FIICAV – Feira e Seminário Internacional da Indústria do Cinema e Audiovisual. O público previsto é de 10 mil pessoas entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações. O evento acontece de 26 a 28 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes.
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