Complexo Hospitalar Samuel Libânio é pioneiro no Sul de Minas com aquisição de containers de esterilização da B. Braun - Trama
Voltar para sala de imprensa

Complexo Hospitalar Samuel Libânio é pioneiro no Sul de Minas com aquisição de containers de esterilização da B. Braun

Instituição investe na tecnologia de sistema de embalagem rígida Aesculap, com 153 novos containers, elevando a produtividade e reduzindo em 89% os resíduos

 

Foto: Divulgação

São Paulo, setembro de 2025 – O Complexo Hospitalar Samuel Libânio, em Pouso Alegre (MG), tornou-se a primeira instituição do Sul de Minas a implantar um projeto completo de containers de esterilização da B. Braun/Aesculap. O hospital recebeu 153 unidades modernas destinadas ao Centro de Materiais e Esterilização (CME), em iniciativa que reforça a busca da instituição por inovação tecnológica, segurança do paciente e sustentabilidade ambiental.

A adoção do sistema de barreira estéril rígido representa uma mudança no processo de esterilização na CME, ao substituir embalagens flexíveis e descartáveis por um sistema reutilizável. Entre os ganhos, destacam-se a redução de até 50% no tempo de preparo das caixas cirúrgicas, diminuição de 67% na área de armazenamento e a geração de 89% menos resíduos em comparação ao SMS anteriormente utilizado. Além de maior produtividade, os resultados se traduzem em impacto financeiro positivo a curto-médio prazo, otimizando recursos e ampliando a capacidade de atendimento da instituição.

“Esse é o primeiro projeto do Sul de Minas a implantar um sistema completo de container de esterilização. Os benefícios são diversos, começando pela produtividade e agilidade no preparo das caixas, passando pela maior segurança e evitando riscos de cancelamento de cirurgias por perfurações na embalagem. O hospital também deixa de utilizar alto volume de materiais descartáveis, fortalecendo o compromisso com meio ambiente”, afirma Bruno Henrique Sotero, gerente de projetos e consultoria da B. Braun.

Eficiência, economia e sustentabilidade

O container B. Braun/Aesculap é um sistema de barreira estéril rígido, projetado para acondicionar, esterilizar e transportar instrumentos cirúrgicos de forma segura. A tecnologia garante a manutenção da esterilidade até o momento do uso, o que reduz falhas no processo e promove maior eficiência hospitalar. Além disso, o modelo contribui para padronizar fluxos de trabalho no CME, otimizar tempo da equipe técnica e garantir maior rastreabilidade.

“Os containers são fabricados na Alemanha, com padrões internacionais de qualidade, e refletem o compromisso da B. Braun em oferecer soluções que unem inovação, segurança do paciente e sustentabilidade a partir de um olhar e trabalho consultivo adaptado a realidade de cada cliente. Para o Samuel Libânio, trata-se de um marco, pois amplia sua capacidade operacional, investimento em segurança do paciente e reforça seu papel de referência em saúde na região”, complementa Sotero.

Benefícios para a instituição e para os pacientes

Além do impacto ambiental e econômico, a introdução dos containers traz ganhos expressivos à segurança do paciente, ao reduzir a probabilidade de falhas no processo de esterilização e garantindo mais confiabilidade durante os procedimentos cirúrgicos. Estudos mostram a incidência de microfuros no sistema embalagem flexível SMS durante todo o manuseio do material após a esterilização, o que certamente pode comprometer o processo.

A parceria entre o Complexo Hospitalar Samuel Libânio e a B. Braun evidencia o movimento crescente de hospitais brasileiros em adotar soluções sustentáveis e tecnológicas no cuidado com a saúde.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: