Foto: (Crédito Divulgação)
Quadra de esportes e área onde funcionará a sede da Associação de Produtores Rurais e Moradores dos Bairros do Agudo e Estiva do Agudo (APRMAE)
A quadra acabou sendo construída em um terreno ao lado, de mais 1 mil metros quadrados, também doado por Eronaldo Rocha, em 2013, após vários pedidos da comunidade. No dia 24 de novembro de 2015, o prefeito de Bragança, Fernão Dias da Silva Leme, assinou o Decreto 2.208, cedendo à Associação o direito de uso do espaço.
Em janeiro de 2016, o Instituto Arcor Brasil, que apoia o Projeto Fala Comunidade, coordenado pela APRMAE, liberou R$ 30.000,00 para investimento na conclusão da quadra de esportes e outras melhorias que vão permitir o uso apropriado do Espaço "Eronaldo Rocha".
Presente na cerimônia de inauguração no sábado, a deputada Maria Lúcia Amary destacou a importância de "viabilização de espaços para as comunidades rurais exercerem suas atividades de encontro, de lazer, de capacitação profissional". O prefeito Fernão Dias saudou a ação da deputada e enfatizou a relevância "da parceria entre poder público, iniciativa privada e comunidade".
"É uma luta antiga da comunidade, e agora esperamos um uso intenso, em benefício das crianças, dos adolescentes e da população em geral", afirmou, por sua vez, Elisabeth Leone Gandini Romero, uma das integrantes da APRMAE e do Projeto Fala Comunidade que mais se empenharam pela concretização do Espaço "Eronaldo Rocha". A família do doador das áreas foi representada pelos filhos Ronaldo e Viviane.
A assessora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Arcor Brasil, Claudia Villela, que tem acompanhado a implementação do Projeto Fala Comunidade, ressaltou como a participação da organização está associada à política de responsabilidade social e sustentabilidade do Grupo Arcor, que mantém uma planta industrial em Bragança Paulista.
A Associação de Produtores Rurais e dos Moradores dos Bairros do Agudo e da Estiva do Agudo (APRMAE) é a organização proponente do Projeto Fala Comunidade. O Projeto também tem como parceiras a Secretaria Municipal de Educação, as Escolas Municipais Rurais Estiva do Agudo e "Profa. Lenar Alvarez Santiago Acedo" e Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer.
O Projeto Fala Comunidade é um dos dois apoiados em Bragança Paulista pelo Instituto Arcor Brasil, no âmbito do Fundo Comunidade em Rede. O Fundo tem o objetivo de fortalecer as organizações de base parceiras e contribuir para a construção de projetos territoriais coletivos. A iniciativa é fruto de parceria entre a Inter American Foundation (IAF), dos Estados Unidos, e seis membros do Bloco Brasil da RedEAmérica, inclusive o Instituto Arcor Brasil, que é gestor financeiro do Fundo. No total são onze projetos apoiados, em quatro estados, no período 2014-2016.
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.