O objetivo da conferência será discutir a temática da vida ativa como oportunidade para o desenvolvimento integral da infância, a partir de uma perspectiva que integra a diversidade de aprendizagens, buscando promover espaços, tempos e condições socioeducativas favoráveis para o movimento de crianças e adolescentes.
Participarão, como expositores, o coordenador do Programa Agita São Paulo, Victor Matsudo; o coordenador do Programa Nacional de Atividade Física para a Saúde da Argentina, Gustavo Moreno; e o representante da LIFEQUALITY, Fernando Concha Laborde, do Chile.
Durante a conferência, a Fundação Arcor apresentará o Programa Escola em Movimento, que desenvolve em escolas primárias de Buenos Aires e da província de Entre Ríos. O Programa Escola em Movimento é uma ação corporativa do Grupo Arcor, implementada na Argentina, Chile e Brasil. O objetivo é incentivar a vida ativa, através do movimento, em escolas de ensino fundamental.
No Brasil, o Programa Escola em Movimento, executado pelo Instituto Arcor Brasil, teve uma primeira edição, entre 2013 e 2014, com apoio a projetos de 13 escolas de ensino fundamental no interior de São Paulo. Uma segunda edição está em curso, entre 2015 e 2016, com apoio projetos de 16 escolas de Pernambuco. A terceira edição, entre 2016 e 2017, será desenvolvida em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O Programa Escola em Movimento tem três linhas de atuação: apoio a projetos escolares, mobilização de atores e formação dos educadores. Em 2015, por exemplo, já houve duas capacitações de educadores das escolas de Pernambuco que participam da segunda edição do Programa no Brasil. Participaram mais de 300 educadores, como gestores, professores, profissionais de cozinha e outros.
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.