Atividade contou com a participação de cerca de 280 alunos e responsáveis no CEU EMEF Profª Nazaré Neri de Lima

São Paulo, 21 de novembro de 2022 – Na última sexta-feira, 18 de novembro, 280 alunos do 1º ao 6º ano do ensino fundamental do CEU EMEF Profª Nazaré Neri de Lima participaram de uma tarde de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Criança – data celebrada globalmente em 20 de novembro.
A atividade, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil em parceria com a escola e outros apoiadores, teve como objetivo destacar a importância do esporte e do movimento para a saúde física e mental e para a proteção das crianças contra todas as formas de violência. Também foram disseminadas mensagens sobre vacinação e sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sua importância para a garantia de direitos, inclusão e não discriminação na infância.
O evento do Dia Mundial da Criança soma-se às atividades da #AgendaCidadeUNICEF, lançada em maio deste ano na capital paulista, por meio de uma parceria com a prefeitura. A Cidade Tiradentes foi identificada como território prioritário da iniciativa, a partir da análise de indicadores sociais e potencialidades locais.
“Para nós foi muito importante celebrar esse dia e reforçar a importância de se falar dos direitos que cada menina e de cada menino, que é um dos pilares da parceria entre UNICEF e a prefeitura de São Paulo para levar para toda criança e todo adolescente da Cidade Tiradentes: saúde, educação, proteção contra as violências e trabalho legal para os adolescentes”, afirma Adriana Alvarenga, chefe do escritório do UNICEF em São Paulo.
Dia Mundial da Criança – O Dia Mundial da Criança é celebrado no dia 20 de novembro. A data entrou no calendário global em 1954, quando as Nações Unidas a escolheram para colocar luz sobre os problemas enfrentados por crianças em diferentes partes do mundo. Exatamente 35 anos depois, no dia 20 de novembro de 1989, a Assembleia Geral da ONU aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança, que se tornou o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado na história mundial. A Convenção tem sido um instrumento fundamental para colocar as crianças – e a garantia de seus direitos – no centro da agenda global de direitos humanos e das pautas de desenvolvimento dos países.