Dia do Trabalhador Offshore: transformação digital exige capacitação contínua no setor - Trama
Voltar para sala de imprensa

Dia do Trabalhador Offshore: transformação digital exige capacitação contínua no setor

Com mais de 1 milhão de horas de treinamento, Seagems aposta em simuladores, IA e automação para preparar equipes para o futuro das operações


Foto: Divulgação

Rio de Janeiro (RJ), agosto de 2025 – O avanço tecnológico no setor offshore tem exigido uma nova configuração de competências e qualificação profissional. Com a digitalização de processos e o uso crescente de inteligência artificial, tecnologias como automação e simuladores evoluíram significativamente em qualidade e precisão, ampliando sua relevância para o treinamento e a preparação das equipes. Esse novo cenário demanda profissionais cada vez mais capacitados para lidar com ferramentas complexas e de alta performance. No Dia do Trabalhador Offshore, celebrado em 10 de agosto, a Seagems, empresa brasileira especializada em soluções de engenharia submarina, reforça a necessidade de preparo técnico contínuo para garantir segurança, produtividade e eficiência nas operações.

Para acompanhar esse movimento e se certificar de que seus times estejam preparados para operar tecnologias de ponta, a Seagems estruturou iniciativas robustas de capacitação. Um dos pilares dessa estratégia é a Seagems Excellence Academy (SEA), criada para desenvolver talentos alinhados às novas exigências do setor, oferecendo capacitações com foco prático, incluindo simuladores que replicam operações complexas em ambiente controlado. Já são mais de 1 milhão de horas de treinamento e R$ 25 milhões investidos, refletindo o compromisso da empresa com o desenvolvimento dos empregados.

Histórias de transformação

Marcos Adriano, gerente de projetos especiais da Seagems, acumula quase 40 anos de experiência no setor, com mais de 24 anos embarcado. Com origem na indústria naval e passagem pelo mergulho de saturação, viu de perto a transição do mercado para águas cada vez mais profundas e a substituição de práticas manuais por tecnologias mais seguras e eficientes.

“Antigamente, não havia tantos requisitos de segurança como hoje, seja em procedimentos, equipamentos, normas de segurança e até ferramental. Mas os profissionais eram bastante qualificados em termos de experiência”, relembra.

Entre as mudanças mais marcantes, ele destaca os sistemas de monitoramento por câmeras, os avanços no ROV e as melhorias nas condições de vida a bordo: “Hoje, existe mais monitoramento dos funcionários para evitar riscos e acidentes. O acesso à internet também era limitado, mas já temos banda larga de ótima qualidade”.

Com longa experiência no setor, ele acredita que a vivência prática continua sendo essencial:

“O mais importante para os jovens que estão entrando é prestar atenção. Para trabalhar no offshore, precisa ter atenção e capacidade de observar, além da habilidade e a humildade de perguntar o que não sabe e de pedir ajuda”. E reforça:

“Qualificação e cultura nunca são demais. O indivíduo precisa ter vontade de trabalhar e, com isso, sempre buscar evoluir. Nesse mercado, o céu é o limite, basta ter competência e se esforçar”.

Já Gustavo Souza, operador de lançamento da Seagems há dois meses, representa a nova geração de profissionais que ingressa no setor já em contato com tecnologias digitais e programas estruturados de formação.

“Conheci o mercado através do meu pai e posso dizer que o maior motivador pra seguir essa carreira foi saber que é uma área que está em constante crescimento global e dá muita oportunidade de crescimento profissional”, conta.

Sobre a formação pelo SEA (Seagems Excellence Academy), ele destaca:

“Todos os aprendizados são marcantes e muito bem desenvolvidos por profissionais extremamente competentes. Sempre tive essa vontade e curiosidade pra viver essa experiência, e o que mais me surpreendeu foi a complexidade e o cuidado para realizar tarefas que parecem simples”.

E completa:

“Me sinto animado por estar nesse meio sendo tão jovem. Espero poder usar disso para me desenvolver e crescer junto com a empresa da melhor forma possível”.

“Atuamos em um setor que evolui rapidamente, e isso exige adaptação constante. Por isso, mais do que acompanhar as transformações, queremos que nossos empregados  conclui Glaucia Maciel, diretora de Recursos Humanos da Seagems.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: