Dicas para não errar na hora de escolher uma academia - Trama
Voltar para sala de imprensa

Dicas para não errar na hora de escolher uma academia

São Paulo, janeiro de 2008 – A preocupação com qualidade de vida e bem-estar vem aumentando entre os brasileiros. Segundo números da Fitness Brasil, hoje, apenas dois milhões de pessoas estão dentro das 7.350 mil academias, existentes no país. Essa realidade se transforma com a proximidade do verão, pois muitos decidem abandonar o sedentarismo e procurar um espaço para malhar e a fim de perder os quilinhos extras conquistados durante as festas de final de ano, para exibir as curvas nas praias e clubes.

Waldyr Soares, presidente da Fitness Brasil, explica que esse crescimento é natural. “A partir do mês de setembro as pessoas começam a se preocupar mais com o corpo. As altas temperaturas atraem mais clientes às academias, e essa demanda cresce, e elas ficam lotadas, chegando a ampliar o número de alunos em até 30%”, afirma. Porém, é no mês de janeiro que as academias ficam mais cheias. Para atrair cada vez mais alunos, as academias investem em equipamentos modernos, novas modalidades e planos promocionais.

Hoje, a maioria dos centros especializados está preocupada em oferecer não somente atividades para fortalecer o corpo, mas também cuidados para a mente e a alimentação. Os adeptos da malhação zen podem moldar o corpo em aparelhos de Pilates, posições de ioga, além de aulas que misturam tai chi chuan, dança e meditação. “As atividades relaxantes e que proporcionam bem-estar chegaram para ficar”, finaliza.

Os interessados em praticar atividades físicas orientadas devem tomar alguns cuidados na hora de se matricular em uma academia, para que esta supra suas necessidades. Para que não seja lesado, confira as indicações abaixo:

1. Observar se as instalações do espaço proporcionam segurança e higiene;
2. Verificar se o preço praticado está compatível com o mercado;
3. Checar se os professores são formados em Educação Física;
4. Avaliar se as modalidades e horários estão de acordo com as necessidades;
5. Verificar qual o melhor horário para a prática do exercício físico de acordo com a rotina diária (pela manhã, no horário do almoço ou no final do dia) para que se adeqüe a rotina, evitando assim desistência;
6. Escolher uma academia que esteja, preferencialmente, próxima do trabalho ou de casa, para facilitar a freqüência;
7. Notar se os equipamentos, instalações e acessórios estão bem conservados e modernizados;
8. Certificar-se do acompanhamento de profissionais da saúde, como nutricionistas e fisioterapeutas;
9. Checar toda a infra-estrutura da academia: estacionamento, lanchonete, piscina, vestiário, ambulatório, avaliação física e segurança, etc.
10. Solicitar um contrato que formalize a matrícula. O documento deve discriminar as atividades que serão exercidas, horários de aula, valor da mensalidade, multas por atraso de pagamento e a cláusula de rescisão, para não ter problemas caso haja desistência;

Mercado de fitness no Brasil e no mundo
A indústria mundial de fitness faturou em 2006 cerca de US$ 55.788 bilhões, sendo que o país que mais movimentou foi os Estados Unidos com US$ 17.600.000, isto é, 30% do faturamento mundial. Tratando-se de América Latina, o faturamento foi de US$ 1.613.050 bilhões. Somente o Brasil é responsável por 50% deste faturamento, fechando 2006 com US$ 801.150 milhões. Em número de academias isso não é diferente. Hoje o Brasil é o terceiro país do mundo em número de academias, como 7.350 unidades, 350 mais que no ano anterior.

“Em 2006 estávamos em segundo lugar no ranking mundial, empatados com a Itália, aumentamos em apenas 5% nosso número, já eles passaram de 7 mil para 8.300, quase 30% mais. Nossa meta é que com a difusão ainda maior do conceito do bem-estar no nosso país, possamos retomar nossa posição e continuar no topo desta lista”, afirma Soares.

Mesmo com os maiores índices de obesidade do mundo, os EUA são recordistas em número de academias, com quase 30 mil, um número grandioso, freqüentadas por cerca 43 milhões de pessoas, quase 50% dos praticantes de atividades físicas orientadas do mundo. “Apesar de sermos o terceiro no ranking, somos o sétimo em número de frequentadores. No nosso país, a academia ainda é vista como artigo de luxo. Isto se comprova pelo valor das mensalidades, hoje a média em torno de R$120,00, valor ainda alto para brasileiros”, explica.

O histórico do Brasil em número de academias mostra que nosso mercado ainda não está maduro, mas vem crescendo. Em 1999, o Brasil contava com aproximadamente 4 mil academias e hoje possui 7.350, freqüentadas por mais de 3,6 milhões de pessoas. “Mais de 50% das operadoras estão na região Sudeste, principalmente no eixo Rio-São Paulo, 25% concentram-se na região Sul e os outros 25% dividem-se entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, comenta.

Sobre a Fitness Brasil
A Fitness Brasil, fundada pelo empresário Waldyr Soares, atua há 17 anos no mercado de fitness, saúde e bem-estar, no Brasil e na América Latina. Com o intuito de colaborar com o desenvolvimento do setor, gerar conhecimento e disseminar os conceitos de qualidade de vida e wellness, a Fitness Brasil é responsável pelos maiores e mais importantes eventos do segmento, que antecipam tendências e lançamentos, além de promover negócios na área. Hoje, com mais de 50.000 profissionais cadastrados em seu banco de dados, a Fitness Brasil, é a principal fonte de informações sobre o mercado de academias, estando habilitada a discutir temas como investimentos, movimentação de mercado e negócios relacionados ao setor.

Site: www.fitnessbrasil.com.br


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: