A mostra de decoração e arquitetura também foi destaque no benefício ambiental, na geração de renda, na redução dos custos e na doação de materiais
Conhecida por ser a cidade que nunca dorme, São Paulo realiza muitos eventos como shows, feiras, exposições, desfiles, eventos esportivos, eventos corporativos, mostras e muitos mais. Segundo informações da ONG Visite São Paulo, em fevereiro de 2017, a megalópole chega a realizar mais de 90 mil eventos por ano, o que significa uma média de um evento a cada seis minutos.
Consequentemente, dados da Prefeitura mostram que a cidade gera em torno de 20 mil toneladas de resíduos por dia, sendo a metade produzida por setores privados e a outra metade de descarte domiciliar. Pensando nisso, a Eccaplan, consultoria em sustentabilidade instalada na incubadora USP/IPEN – Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), desenvolveu projetos que agregam valor sustentável a empresas e a todo tipo de evento, neutralizando suas emissões de carbono com ações ambientais e reduzindo a geração de lixo em seus processos.
“Nosso maior propósito é ajudar a estabelecer uma nova relação de prosperidade entre as pessoas com o meio-dia ambiente, melhorando a sua convivência. Um ganho de mão dupla onde é possível fazer a preservação ambiental e ao mesmo tempo gerar valor e empregos com o apoio de tecnologias limpas, explica Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan.
Como os programas Evento Neutro e Sou Resíduo Zero, que trabalham com um sistema econômico, os quais reduzem as emissões de gases de efeito estufa e a quantidade resíduos enviados para os aterros sanitários, gerando empregos e renda para cooperativas de catadores, além de tratar dos materiais orgânicos com a compostagem.
Nos eventos desde a sua criação, a Eccaplan estabelece quais procedimentos serão usados de acordo com o perfil, viabilidade técnica e financeira de cada empresa. Atuam também durante a sua realização com a conscientização e o engajamento dos funcionários e stakeholders e na desmontagem, dando a destinação correta a cada item.
CASACOR
Pelo segundo ano consecutivo, o programa de gestão Sou Resíduo Zero é implementado na CASACOR, maior evento de arquitetura da América Latina, que acontece até o dia 23 de julho.
O trabalho, em conjunto com os organizadores, tem a duração de cinco meses sendo dois meses de montagem e treinamento de separação de materiais para toda a equipe, desde os expositores, arquitetos e marceneiros, até pedreiros, pessoal da cozinha e da limpeza.
“Não queremos apenas diminuir a produção de resíduos, queremos evitar a sua produção na fonte. Por isso, damos o treinamento antes do evento. Dessa forma, todos passam a conhecer o processo de separação e conseguem nos ajudar inclusive durante o evento na separação dos orgânicos. Muitos levam esse treinamento para casa e transforma o seu dia-a-dia”, comenta Beltrame.
Nos dois meses em que o evento é aberto ao público, o foco é na separação dos resíduos e na coleta do material orgânico que são levados para a lera (compostagem de processo acelerado) que transformam o material no local mesmo. Quando o evento acaba, eles cuidam de todo o material da construção civil, separando em caçambas específicas e fazendo doações de produtos e materiais em bom estado que seriam descartados.
“Quando começamos, cada arquiteto e expositor tinha a sua própria caçamba e tudo fica misturado, gerando um custo muito alto com caçambas, transporte e a taxa dos aterros, além do custo ambiental. Agora, já conseguimos implementar a separação de mais de 12 tipos de materiais entre eles metal, gesso e madeira que já tem o seu destino correto no final de cada dia com as cooperativas. Gerando assim um custo menor e ao mesmo tempo mais empregos”, lembra Fernando.
No ano passado, aproximadamente 12.000 kg de materiais, como vidros, espelhos, pisos, plantas, madeiras, cerâmicas foram doados para ONGs, cooperativas, escolas e pessoas envolvidas no evento.
Números
Em maio, com um mês de evento, a Eccaplan recolheu 200 toneladas de entulho, dos quais 97% foram enviados para a reciclagem. Já, sobre o material orgânico o evento produziu cerca de 100 kg de resíduo por dia e todo esse material foi tratado na leira ou máquina de compostagem, construída dentro do Jockey, gerando adubo para uma pequena horta local e doação para outros projetos de hortas e áreas verdes da cidade.
Sobre a Eccaplan
A Eccaplan Consultoria em Desenvolvimento Sustentável, instalada dentro da USP/IPEN, no Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de atuar no diagnóstico, priorização e implementação de projetos socioambientais em empresas, governos e eventos de todos os tipos.
O Programa Evento Neutro é o principal programa brasileiro de compensação de carbono em eventos, tendo realizado esta ação ambiental em mais de 750 eventos para diversas empresas como: IBM, Grupo Fleury, VIVO, Nokia, Herbalife, Postos ALE, Editora Abril, Feiras do Empreendedor do Sebrae, XYZ Live e shows de Robert Plant, Kiss, Elton John, Marron 5, Bon Jovi entre outros. A Campanha Sou Resíduo Zero com o objetivo de engajar pessoas, cidades e empresas a planejarem e gerenciarem seus eventos tem como parceiros o Shopping Penha, Clube Hebraica, Itaqua Garden Shopping, Hípica Santo Amarro, Condomínio Outeiro das Brisas (Trancoso/Bahia), Feira da APAS, Feiplastic, Feimafe, Camarote Brahma, Casa Cor e muito mais.