São Paulo, setembro de 2014 – A empresa Bonavision, graduada e atualmente associada ao Núcleo de Empresas e Empreendimentos Tecnológicos Inovadores no Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) anunciou seu novo produto. Especialistas em equipamentos para pessoas com baixa visão, os empresários Fernanda Bonatti e José Américo Bonatti, inovaram ao utilizar a tecnologia em uma câmera para auxiliar professores e pesquisadores em apresentações de textos, fotografias e amostras.
No caso da Bonavision, o auxílio do Cietec a empresa foi além das consultorias em gestão, tecnologia, propriedade intelectual e plano de negócios. A incubadora também incentivou os empreendedores a procurarem os benefícios do financiamento à pesquisa. A Bonavision recebeu apoio dos programas Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI), ambos do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
A Câmara de Documentos com Zoom CDZ140 é uma prancha fixa, que pode ser usada para apoiar livros, manuscritos, objetos e peças de pequenos detalhes, com trilhos metálicos que funcionam como guia para uma câmera de vídeo colorida. A estrutura facilita a movimentação horizontal e vertical, percorrendo toda a área de trabalho. O equipamento é indicado para salas de aula, reuniões e ambientes coletivos de estudo. Ademais da transmissão simultânea, é possível gravar as demonstrações.
O produto é o quinto lançado pela Bonavision e agrega as tecnologias dos demais. O primeiro, uma lupa especial de leitura, chegou ao mercado em 2008. Em 2009, a lupa foi incrementada por uma prancha de leitura. Já no ano de 2011, a lupa tornou-se eletrônica e com zoom, ajudando deficientes visuais a enxergar de forma ampliada.
Segundo Sergio Risola, o trabalho da Bonavision é exemplo de empreendedorismo inovador e social. "O trabalho da Bonavision sempre colocou a serviço da sociedade soluções para melhorar a vida profissional e acadêmica de pessoas de baixa visão. O novo produto pode ser usado por esses indivíduos, mas também vai auxiliar pesquisadores, professores e outras pessoas que fazem apresentações públicas", explica Risola.
Sobre o Cietec
O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).