São Paulo, novembro de 2013 – Chegou ao fim nessa semana o mais concorrido prêmio de empresas de alto impacto do ano. O tradicional Desafio Brasil, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), escolheu como o segundo melhor projeto, em 2013, a RFIdeas, associada ao Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia). Os sócios Antonio Rossini, Lucas Almeida e Matheus Costa mostraram ao júri sua solução inovadora para rastreamento e controle de ativos de TI em tempo real, baseada em tecnologia RFID.
Neste ano, 1.041 empresas de todo o Brasil se inscreveram na competição. Dessas, 350 foram selecionadas e passaram para etapa de detalhamento de projetos, com submissão de projeções financeiras e análises de mercado. Da segunda fase, 144 startups foram selecionadas para as finais regionais, que ocorreram em cinco estados do país. Em São Paulo, estavam concorrendo 30 planos de negócio, que se apresentaram em um pitch para dois mentores. Para a final brasileira, foram chamadas ao todo 31 empresas.
Para Antonio Rossini, o grande evento nacional é uma oportunidade para levar o nome da RFIdeas e do Cietec para um importante fórum de inovação, co-working e relacionamento. "Ficamos felizes em receber o prêmio. Mas, sobretudo, estamos positivamente surpreendidos em ver a elevada qualidade das empresas participantes", complementa o engenheiro formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
Segundo Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, entre as muitas empresas que se destacam no Cietec, a RFIdeas mostrou ter um potencial imenso desde o início de sua incubação. "É válido lembrar que o projeto desta startup foi o mais rápido a se graduar na incubadora: em seis meses, eles já estavam prontos para conquistar o mercado", lembra o gestor da instituição.
Sobre o Cietec
O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).