Companhia brasileira que reduziu 84,45% as emissões de CO₂ associadas ao consumo de energia elétrica, amplia iniciativas ambientais para ajudar construtoras a reduzir impactos negativos nas obras
Foto: Divulgação
Rio de Janeiro, junho de 2025 – Referência no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor da construção civil, a SH, empresa brasileira desenvolvedora de soluções inovadoras para o setor de construção civil, tem se consolidado como parceira estratégica de construtoras que buscam tornar seus canteiros de obra mais limpos, eficientes e ambientalmente responsáveis, sem deixar de lado a produtividade. Com projetos que direcionam a marca rumo a um futuro mais sustentável, o investimento em energia renovável tem recebido destaque.
Recentemente, a SH Indústria, de Metalurgia e Serviços, unidade fabril que fica em Campo Grande (RJ), migrou para o mercado livre de energia e conquistou certificação de energia sustentável, medida que permitiu reduzir em 84,45% as emissões de CO₂ associadas ao consumo de energia elétrica. Com isso, a operação deixa de lançar na atmosfera 18,05 toneladas de gás carbônico por ano — o equivalente ao plantio de 117 árvores em áreas de preservação.
A companhia está também implantando sistemas de geração solar em suas unidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, com o objetivo de alcançar autossuficiência em energia limpa.
“O setor da construção civil é historicamente um dos que mais gera resíduos e consome recursos naturais. Entendemos que temos um papel importante na transformação dessa realidade e estamos comprometidos em avançar continuamente para oferecer soluções que contribuam para obras mais eficientes e sustentáveis”, afirma Luis Claudio Monteiro, COO da SH.
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Agência Internacional de Energia (IEA), o setor de edificações e construção é responsável por cerca de 37% das emissões globais de dióxido de carbono (CO₂) relacionadas à energia e processos, além de consumir aproximadamente 34% da demanda mundial de energia. No Brasil, embora o setor represente cerca de 4% das emissões nacionais, ele consome entre 40% e 75% dos recursos naturais extraídos e gera aproximadamente 30% dos resíduos sólidos, segundo dados do SindusCon-SP. Diante desse cenário, iniciativas voltadas à redução de impactos ambientais nas obras se tornam cada vez mais relevantes e estratégicas para a modernização e sustentabilidade do segmento.
Nesse sentido, quanto mais as empresas se preparam, seja com iniciativas internas, seja com parceiros estratégicos, melhor e mais rápido é possível alcançar caminhos mais sustentáveis e menos impacto negativo para a saúde do planeta.
Sustentabilidade desde a matéria-prima
Desde sua fundação, a SH adota materiais sustentáveis em seus equipamentos, com destaque para o uso de aço e alumínio em substituição às tradicionais fôrmas de madeira, solução que, além de reduzir o consumo de recursos naturais, permite a locação e reutilização em diferentes obras. Em 2024, a companhia avançou também no propósito de ampliar a sustentabilidade em suas operações ao iniciar a substituição de empilhadeiras movidas a gás por modelos elétricos, iniciativa que trouxe ganhos ambientais e operacionais.
Além disso, a companhia desenvolveu soluções que reduzem gastos e aumentam a produtividade das equipes no canteiro, como exemplo do sistema Topec SH®. Com o equipamento, é possível reduzir em até 90% o gasto com compensado e ainda a redução em até 30% de mão de obra e aumento de até 80% em relação à produtividade. Com isso, as obras são aceleradas e os possíveis impactos da obra no ambiente são reduzidos.
“Nossa proposta é apoiar as construtoras na construção de canteiros mais organizados, limpos e com menor impacto ambiental. Cada uma dessas iniciativas contribui não apenas para as nossas operações, mas também para a cadeia de fornecimento e para os resultados sustentáveis das obras que atendemos”, comenta o executivo da SH.
Com iniciativas que vão do uso de materiais reutilizáveis à geração de energia limpa e à modernização de processos logísticos, a SH reafirma seu compromisso com a construção civil sustentável. Mais do que reduzir os próprios impactos ambientais, a companhia contribui para a transformação do setor ao apoiar as construtoras parceiras na adoção de práticas mais responsáveis nos canteiros de obra.
“O avanço de soluções sustentáveis e parcerias estratégicas entre empresas do segmento se mostra essencial para reduzir os índices de emissões, consumo de recursos e geração de resíduos, criando bases para um ambiente de negócios mais eficiente, moderno e ambientalmente consciente”, finaliza Monteiro.