O GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas) lançou, no dia 10 de novembro, o primeiro Guia de Inovação para Sustentabilidade em MPE, edição especial da revista Página 22. Entre as 11 empresas reconhecidas, duas são associadas ao Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), Brasil Ozônio e Rederesíduo.
A Brasil Ozônio desenvolve soluções e sistemas de baixo custo, que utilizam ozônio para o tratamento de água, ar e efluentes. A ideia do empreendedor Samy Menasce é utilizar o gás, um potente bactericida, para diversos usos, desde domésticos até industriais e nos agronegócios. Hoje, a empresa tem mais de 3 mil instalações, em grandes clientes como 3M, McDonald’s, Unisinos, indústrias Yara, hotéis Hilton e Renaissance, entre outros.
Já a RedeResíduo foi fundada por Isac Wajc e Francisco Biazini em 2005, com um modelo de negócios que cria redes que facilitam negócios entre recicladores e geradores de resíduos, que querem comercializar rejeitos. O modo de funcionamento é como de uma bolsa de mercadorias e serviços: um banco de dados para acesso de recicladores ou indústrias que procuram matérias-primas para seus processos. Seus clientes são Camargo Corrêa, Odebrecht Panamá e Urbam/SJC/SP.
Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, participou da comissão julgadora dos projetos, junto com outros especialistas na área de inovação e sustentabilidade. "Tivemos muitas reuniões para escolher apenas 11 projetos, dos 23 que foram pré-selecionados. Ficamos extremamente satisfeitos de ver que existem tantos empreendedores Brasil a fora que se preocupam em gerar negócios que focam no meio ambiente".
As empresas escolhidas pelo GVces foram: Atina, Biotechnos, Brasil Ozônio, CBPAK, Courrieros, Morada da Floresta, Poli Óleos, Recomércio, RedeResíduo, TerpenOil e TerraCycle.
O download do Guia de Inovação para Sustentabilidade em MPE pode ser feito no site da revista Página 22.
Sobre o Cietec
O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).