Iniciativa regional, implementada na Argentina, Brasil e Chile pelo Grupo Arcor, o Programa Escola em Movimento tem como propósito apoiar iniciativas que promovem a vida ativa, por meio do movimento, em escolas públicas do ensino fundamental dos três países.
A primeira edição no Brasil aconteceu entre 2013 e 2014, com apoio a projetos de 13 escolas de ensino fundamental no interior de São Paulo. Uma segunda edição está em curso, entre 2015 e 2016, com apoio ado Instituto Arcor Brasil a projetos de 16 escolas de Pernambuco.
Projetos em Contagem – Um amplo leque é abordado pelos dez projetos na terceira edição do Programa Escola em Movimento, mas sempre evidenciando a relevância do movimento para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
O projeto da Escola Municipal "Vereador Benedito Batista" é "Atividades ao ar livre: saúde e lazer na escola", visando proporcionar aos alunos oportunidades de ações ao ar livre, transformando o espaço ocioso da unidade escolar em uma área significativa e estimulante e reforçando o despertar de interesse na manutenção de uma vida ativa e saudável.
A EM "Sônia Braga da Cruz Ribeiro Silva", por sua vez, vai implementar o projeto "Corporeidade, expressão e futuro", idealizado para viabilizar a inserção dos alunos no mundo digital, em sintonia com as vivências das estruturas psicomotoras e expressão dos sentimentos.
"Mova-se! Escola que exercita" é o projeto da EM "Professora Julia Kubitschek de Oliveira", pensado para promover atividades lúdicas e esportivas, através da criação de um ambiente de participação coletiva, interação e socialização entre os alunos, unidade escolar e famílias.
De sua parte, a EM "Professora Ana Guedes Vieira" terá apoiado o projeto "Esportes não convencionais na escola", com o objetivo de propiciar conhecimento e prática de esportes não convencionais dentro do ambiente escolar.
A EM "Professor Hilton Rocha" vai realizar o projeto "HR: espaço de movimento". A sua intenção é a de executar atividades que promovam e conscientizem para o estilo de vida ativa e a melhoria da qualidade de vida, levando em consideração aspectos físicos, psicológicos, alimentares e sociais em um espaço apropriado.
O projeto da EM "Prefeito Sebastião Camargos" é "Acelerando e integrando no ritmo da educação", que visará compreender a cultura musical e expressão corporal como uma construção, objeto de interação e melhoria da qualidade de vida.
"Escola em movimento pela paz" é título do projeto da EM "Padre Joaquim de Souza Silva", elaborado para qualificar o relacionamento entre família e escola, escola e aluno, pais e filhos e estudantes e estudantes de forma incentivadora, motivadora e, acima de tudo prazerosa.
A EM "Otacir Nunes dos Santos" executará o projeto "Estação Saúde", visando oferecer espaço e equipamentos para a prática de exercícios de força (calistenia), alongamentos, saltos e arremessos, tanto para alunos como para a comunidade.
O projeto "A dança em movimento", da EM "Jenny de Andrade Faria", terá a missão de oferecer mais oportunidades de movimentos para os alunos e a comunidade através de danças e ginásticas.
A Escola Estadual "Laurita de Mello Moreira", por fim, vai concretizar o projeto "Atividade física e alimentação saudável: a escolha perfeita". A iniciativa terá como finalidade despertar nos alunos o espírito esportivo como meio para combater a evasão escolar, diminuir a prática de cabular aulas dentro da própria escola e a indisciplina e a melhoria no aproveitamento escolar.
Sobre o Instituto Arcor Brasil
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.