Sala de Imprensa | UNICEF
Voltar para sala de imprensa

Mais de 1 em cada 10 crianças e adolescentes não está frequentando a escola no Brasil, alerta UNICEF

Pesquisa realizada pelo IPEC com pessoas de 11 a 19 anos aponta trabalho infantil e dificuldades de aprendizagem como os principais motivos da evasão escolar 

São Paulo, 15 de setembro de 2022 – Após mais de dois anos de pandemia, e faltando pouco tempo para as eleições 2022, o UNICEF faz um alerta a eleitoras e eleitores: é urgente priorizar a Educação no Brasil. Um estudo inédito, realizado pelo IPEC para o UNICEF, revela que mais de 1 em cada 10 meninas e meninos de 11 a 19 anos (11%) não estão frequentando a escola no País. Isso representa cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, nesta faixa etária, com seu direito à educação negado.   

O estudo confirma a crise profunda da Educação no Brasil. Por isso, o UNICEF lançou a campanha #VotePelaEducação, em parceria com a Agência Artplan, mobilizando a sociedade para que cobre de candidatas e candidatos que priorizem a Educação na hora do voto. Para reverter o cenário de exclusão e fracasso escolar, nos próximos quatro anos, serão necessárias políticas públicas fortes e consistentes.   

Realizada em agosto deste ano, ouvindo meninos e meninas de todas as regiões do País, a pesquisa mostra que a exclusão escolar afeta principalmente os mais vulneráveis. No total, 11% dos entrevistados não estão frequentando a escola, sendo que, na classe AB, o percentual é de 4% e, na classe DE, chega a 17% – ou seja, quatro vezes maior.  

Entre quem não está frequentando a escola, metade (48%) afirma que deixou de estudar “porque tinha de trabalhar fora”. Dificuldades de aprendizagem aparecem em segundo lugar, com 30% afirmando que saiu “por não conseguir acompanhar as explicações ou atividades”. Em seguida, 29% dizem que desistiram, pois, “a escola não tinha retomado atividades presenciais” e 28% afirmam que “tinham que cuidar de familiares”. Aparecem na lista, também, temas como falta de transporte (18%), gravidez (14%), desafios por ter alguma deficiência (9%), racismo (6%), entre outros.   

Entre os estudantes que estão na escola, a evasão é um risco real. Segundo a pesquisa, nos últimos três meses, 21% de quem está na escola pensou em desistir dela. Entre os principais motivos está o fato de não conseguir acompanhar as explicações ou atividades passadas pelos professores – item citado por 50% dos que pensaram em desistir.  

“O País está diante de uma crise urgente na Educação. Há, pelo menos, 2 milhões de meninas e meninos fora da escola, somente na faixa etária de 11 e 19 anos. Se incluirmos as crianças de 4 a 10 anos, o número certamente é ainda maior. E a eles se somam outros milhões que estão na escola, sem aprender, em risco de evadir. É urgente investir na inclusão escolar e na recuperação da aprendizagem. Por isso, UNICEF vem a público fazer esse alerta e conclamar eleitoras e eleitores a votar pela Educação”, afirma Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.  

Estar na escola traz esperança e novas possibilidades  

“Apesar dos enormes desafios, a maioria dos estudantes está feliz por ter voltado presencialmente para a escola”, diz Mônica.  Depois do longo período de fechamento das escolas, que impactou profundamente a vida de meninas e meninos, estar na escola é um fator de esperança. Segundo a pesquisa, entre quem está frequentando a escola, 84% dizem estar interessados nos estudos, 71% se sentem animados e 70% estão otimistas com o futuro.  

Ao comparar a escola de hoje com a de antes da pandemia, os estudantes apontam pontos positivos. A maioria diz que a escola está mais preocupada com cuidados de higiene (66%), que aumentou o nível de exigência dos professores (56%), que aumentou o quanto aprende nas aulas (55%) e a frequência escolar (52%). Os estudantes também destacam o esforço da escola em fazer avaliações do que cada um aprendeu durante a pandemia e suas dificuldades (79%) e afirmam que a escola está desenvolvendo atividades que favorecem um bom relacionamento entre os estudantes (71%).  

“Os dados mostram a importância da escola pública na vida de meninas e meninos em todo o Brasil. Os estudantes confiam na escola como espaço de aprendizagem e de interação com seus pares. Eles valorizam o esforço dos educadores e estão dispostos a retomar seu direito de aprender”, afirma Mônica.  

Saúde mental, um tema cada vez mais urgente  

Quando perguntados sobre questões relacionadas a saúde mental, a grande maioria dos estudantes (80%) dizem que é necessário que a escola ofereça atendimento de profissionais para apoio psicológico aos estudantes, e espaços em que eles possam falar sobre os sentimentos (74%). Esses dois itens, no entanto, nos últimos três meses, só foram oferecidos por 39% e 43% das escolas, respectivamente.   

Retomada das aulas presenciais  

Por fim, a pesquisa mostra que ainda há escolas fechadas, apenas ofertando aulas remotas, no País. Enquanto 92% dos estudantes dizem que sua escola só tem aulas presenciais, ainda há 5% que afirmam ter aulas presenciais e remotas, e 3% que tem apenas aulas remotas. A região Norte é a que apresenta o cenário mais desafiador, com apenas 82% das escolas totalmente presenciais e 11% apenas com aulas remotas.   

“Não se pode mais aceitar que escolas continuem fechadas no Brasil em meados de 2022. É urgente tomar as medidas necessárias para que cada criança e adolescente possa estar presencialmente na escola, sem exceção”, defende Mônica.  

Campanha #VotePelaEducação  

Para chamar a atenção de eleitoras e eleitores para a urgência de priorizar a Educação na hora do voto, e acompanhar de perto o tema nos próximos quatro anos, o UNICEF lançou a campanha #VotePelaEducação, desenvolvida em parceria com a ArtPlan. O objetivo é mobilizar os eleitores para que cobrem de candidatos e candidatas à presidência, aos governos estaduais, ao senado e às câmaras de deputados, medidas concretas para melhorar a educação.  

Na última sexta-feira, 09 de setembro, foram instalados “Monumentos à Educação” em pontos estratégicos de 3 capitais – São Paulo, Belém e Salvador. Organizados em formato de sala de aula, os monumentos traziam uma professora e uma turma de estudantes, aprendendo. No início da semana, no entanto, os “estudantes” sumiram, deixando as salas vazias. E reapareceram em outros pontos próximos, em situação de vulnerabilidade, “contando” por que haviam deixado a escola.  

A ação tinha como objetivo representar os 2 milhões de meninas e meninos que estão fora da escola no País, enfatizando as causas da exclusão e chamando a atenção da população para a urgência de votar pela Educação e priorizar a área na agenda pública dos próximos quatro anos.  

“O Brasil está entre os países de maior economia do mundo e deixar uma criança fora da escola já seria um absurdo. Deixar 2 milhões é uma tragédia de impacto incalculável”, destaca Mônica.  

O UNICEF não apoia nenhum candidato ou candidata, e nenhum partido político.  

Sobre a pesquisa  

Os dados fazem parte da pesquisa “Educação brasileira em 2022 – a voz de adolescentes”, realizada pelo Ipec para o UNICEF. A pesquisa ouviu estudantes que estão na rede pública de ensino, e também aqueles que não completaram o Ensino Médio e não estão mais frequentando a escola. Foram realizadas 1.100 entrevistas com meninas e meninos de 11 a 19 anos, organizadas de modo a ser representativas da população-alvo do estudo. As entrevistas pessoais domiciliares foram realizadas de 09 a 18 de agosto de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: