O Programa Escola em Movimento tem o objetivo de apoiar projetos de escolas públicas que promovam a vida ativa, através do movimento. O Programa também visa a formação de educadores, com a capacitação em atividades voltadas à promoção da vida ativa nos espaços escolares, e a mobilização de toda a comunidade da escola onde o projeto é executado.
Desse modo, são apoiados projetos que contribuem para a criação/fortalecimento/promoção de espaços, tempos e condições socioeducativas favoráveis para a promoção da vida ativa, através do movimento, a partir de uma perspectiva que integre a diversidade de experiências culturais em escolas públicas de ensino fundamental, mediante o apoio durante 18 meses a projetos elaborados pelas próprias escolas. Na quarta edição do Programa Escola em Movimento, o Instituto Arcor Brasil dará apoio técnico e financeiro a projetos de escolas públicas de Bragança Paulista entre 2017 e 2018.
As escolas públicas interessadas em participar da oficina de elaboração de projetos devem se inscrever entre 24 de agosto e 5 de setembro, pelo email
institutoarcorbrasil@arcor.com. A oficina para as escolas municipais será no dia 14 de setembro, entre 8 e 17 horas, no Núcleo de Apoio ao Professor e Aluno (NAPA). A oficina de elaboração de projetos para as escolas estaduais será no dia 15 de setembro, entre 8 e 17 horas, na Diretoria de Ensino de Bragança Paulista.A primeira edição no Brasil aconteceu entre 2013 e 2014, com apoio a projetos de 13 escolas de ensino fundamental no interior de São Paulo. A segunda e terceira edições estão em curso, entre 2015 e 2017, com apoio do Instituto Arcor Brasil a projetos de 16 escolas de Pernambuco e a dez escolas de Contagem (MG). Mais informações às escolas interessadas no fone (11) 3046.6831.
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 380 projetos apoiados pelo Instituto nesses doze anos pela educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.