Com apoio do Instituto Arcor Brasil, os projetos das dez escolas públicas de Contagem serão implementados até 2017, em diversas áreas. O Programa Escola em Movimento estipula o apoio técnico e financeiro a projetos de escolas públicas que estimulem a vida ativa através do movimento e do brincar. Os encontros de formação fazem parte do apoio técnico aos projetos.
No dia 28 de setembro, participaram do encontro os educadores das escolas municipais "Vereador Benedito Batista" e "Sônia Braga da Cruz Ribeiro Silva", nesta última escola. No dia 29 de setembro, será a vez da Escola Municipal "Júlia Kubitschek de Oliveira" sediar o encontro dos seus educadores e dos profissionais da EM "Jenny Andrade Faria". Os encontros nesses dois dias acontecem entre 13 e 17 horas.
O encontro do dia 1º de outubro, sábado, será entre as 7h30 e 11h30, na Escola Municipal "Padre Joaquim de Souza Silva", para os educadores desta unidade e da Escola Estadual "Laurita de Melo Moreira". No dia 8 de outubro haverá novo encontro de formação, para os educadores das escolas municipais "Hilton Rocha" e "Otacir Nunes dos Santos", nesta última unidade escolar. Restará o encontro de formação para os educadores das escolas municipais "Prefeito Sebastião Camargos" e "Professora Ana Guedes Vieira", em data ainda a ser confirmada.
Os encontros de formação da edição do Programa Escola em Movimento em Contagem serão coordenados por Adelson Fernandes Murta Filho, o Adelsin, pesquisador de brincadeiras tradicionais em todo Brasil e formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Entre outros livros, Adelsin é autor de "Barangandão Arco-Íris: 36 brinquedos inventados por meninos e meninas" (Editora Peirópolis, 2008), fruto de suas pesquisas.
No Brasil, o Programa Escola em Movimento já teve edições na região de Piracicaba, no interior de São Paulo, e em Pernambuco. A edição de Contagem termina em 2017 e, entre 2017 e 2018, será implementada a edição de Bragança Paulista, também no interior de São Paulo.
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 380 projetos apoiados pelo Instituto nesses doze anos pela educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.