Entre as tradicionais promessas de início de ano, a de cuidar da saúde do bolso é um dos maiores desafios para muitos brasileiros. “O mês de janeiro é como um teste de fogo. Despesas extras reforçam nosso orçamento”, afirma Marta Mormillo, docente da área de gestão e negócios do Senac Taboão da Serra.
Segundo Marta, a falta de provisão para os gastos do início do ano, como IPVA, IPTU, material escolar, uniformes, pode ser a causa de um grande embaraço financeiro que se estende ao longo do ano. Para não comprometer o orçamento familiar, a especialista sugere fazer uma provisão focada nesses gastos e reservar 1/12 do total mensalmente além de se programar para fazer os pagamentos à vista.
Material escolar
Em tempos de instabilidade financeira, outra dica de Marta é economizar. “Pesquisa de preços é fundamental para a compra do material escolar. Conhecendo os preços é possível perceber que as diferenças costumam ser muito significativas e fazer uma boa economia”. A docente indica ainda estipular um teto para o gasto, o que viabiliza limitar o valor empregado em cada artigo, claro, sem abrir mão da qualidade.
Para quem não conseguiu poupar o rendimento do décimo terceiro, a orientação é fazer tentativas neste sentido com a bonificação de férias e outros ganhos extras. “O ideal é reservar o valor das despesas multiplicadas por três. A reserva garante o pagamento de despesas básicas, caso aconteça algo inesperado” – finaliza Marta.
Gestão e Negócios
O Senac Taboão da Serra oferta em sua programação diversos cursos na área de gestão e negócios. Para informações sobre os títulos e como se inscrever, entre em contato com a unidade acesse o portal
Senac Taboão da Serra
Rua Salvador Branco de Andrade, 182 – Jardim São Miguel
Taboão da Serra – SP
Telefone: (11) 4245-2000