Pagamento de dívidas e compras à vista está entre as principais recomendações
Ao receber o 13º salário, milhões de trabalhadores começam a fazer planos de como usarão o dinheiro extra na organização das contas e do pagamento de débitos. Segundo pesquisa recente realizada pela Associação Comercial de São Paulo, os consumidores apresentam uma disposição maior para consumir em relação ao ano passado, porém, a maioria das pessoas (42,9%) pretende aproveitar o benefício para liquidar dívidas.
E esse é o caminho correto, segundo o especialista Gilson Mesquita da Silva, docente da área de gestão e negócios do Senac Guarulhos. “Para quem está com o orçamento negativo, a prioridade deve ser usar o dinheiro extra para pagar dívidas, mesmo que não cubra 100% do valor devido. Já para aqueles que não abrem mão das compras nesta época do ano, é importante escolher itens que não ultrapassem a verba que tem em mãos, evitando, assim, contrair novas dívidas e gastos com juros”.
O docente faz um alerta também para aqueles que estão em dia com o pagamento das contas: “Antes de sair às compras, lembrem-se dos impostos que chegam acompanhando o novo ano, o período pós-festas pede cautela, e o planejamento é sempre a melhor atitude”, reforça Gilson.
De acordo com ele, até com os gastos fixos é possível economizar, fazendo uma previsão dos valores que deverão ser pagos e preferindo a opção à vista, o que pode garantir descontos. Já para as outras despesas clássicas da época, como compra de uniforme, material escolar, lanche dos filhos, uma simples pesquisa de comparação de preços pode ajudar a não estourar o limite.
“Adquirir uma postura mais coerente e consciente com as finanças pessoais, mantendo a economia e o controle dos gastos, dará mais tranquilidade para o orçamento ficar sempre em dia e evitará preocupações com a negativação no mercado de crédito”, finaliza o docente da área de gestão e negócios do Senac Guarulhos.
Dezembro/2017