Palestrante da 13th IHRSA FITNESS BRASIL dá dicas para quem quer se manter no azul no setor de fitness
São Paulo, agosto de 2012 – Comparado com outros tipos de empresas, a inadimplência em academias de ginástica ainda é menor, contudo consome uma boa fatia do mercado. De acordo com Ricardo Cruz, especialista em vendas e gestão de relacionamento com o cliente de academias, que será palestrante 13th IHRSA FITNESS BRASIL Latin American Conference & Trade Show, uma das maneiras de evitar o problema é entregar um bom serviço ao cliente, atendendo às expectativas do que foi contratado.
"Satisfazer as necessidades dos clientes é o primeiro passo para que ele continue na prática de atividade física na academia e, por consequência, dê continuidade ao pagamento pela prestação de serviços. Cliente satisfeito paga em dia e continua por muito tempo", explica.
Em sua palestra no evento, intitulada "Venda mais com toda a equipe da academia", que será realizada dentro do painel Gestão, no dia 30 de agosto, das 13h40 às 15h10, o especialista falará sobre como todos os colaboradores de uma academia podem contribuir para a venda dos serviços internos. "Mais que comprar serviços, as pessoas decidem onde investir o seu tempo. Nesse sentido, elas investirão onde acreditam que terão melhor resultados. Por este motivo, eu, além de mostrar como pensa o cliente para tomar sua decisão, apresentarei de que maneira os professores, equipe de manutenção, gerentes e a própria equipe de vendas podem atuar para gerar vendas adicionais (avaliação física, roupas, alimentação, nutrição, etc), além, é claro, de prevenir a inadimplência nas academias, com um serviço ao cliente diferenciado", aponta Cruz.
O especialista lista ainda algumas outras dicas básicas que podem ajudar os gestores de academias a enfrentarem o problema da inadimplência. Confira abaixo:
Estabeleça uma política comercial que evite a inadimplência: uma vez que se debita do cartão de crédito, a academia receberá da operadora do cartão de crédito e esta se encarrega de cobrar o valor do cliente. Há ainda a opção de débito automático no cartão de crédito, onde o valor é cobrado mês a mês do cliente, ocasionando uma taxa de inadimplência ainda menor;
Estabeleça contatos constantes com os clientes: preste um bom serviço de pós-venda. Realizar contatos constantes com os clientes irá facilitar os contatos de "lembrança" do plano que vencerá dentro de alguns dias.
O cliente tomará essa lembrança como algo rotineiro da prestação de serviço.
Estabeleça planos com duração de seis meses ou mais: o cliente que comprou por esse período já tem incorporado esse valor no seu orçamento, facilitando o recebimento;
Estabeleça planos com duração de seis meses ou mais: o cliente que comprou por esse período já tem incorporado esse valor no seu orçamento, facilitando o recebimento;
Estabeleça processos de cobrança e atendimento aos clientes inadimplentes: ao perceber a inadimplência é extremamente importante ter um processo para poder recuperar o cliente. Treine a equipe de vendas e atendimento para que possam analisar caso a caso e consigam reverter alguma inadimplência. A abordagem deve ser da melhor maneira possível, pois as pessoas, na grande maioria, ficam inadimplentes por imprevistos e querem continuar na academia.
A 13th IHRSA FITNESS BRASIL Latin American Conference & Trade Show é considerado o principal encontro de gestores de bem-estar da América Latina e terceiro maior evento deste segmento no mundo. O evento acontece de 30 de agosto a 1º de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Mais informações podem ser obtidas no sitewww.fitnessbrasil.com.br/13ihrsa
Sobre a 13th IHRSA FITNESS BRASIL
Destinada a empresários, coordenadores de academias, SPAs, clubes, condomínios e hotéis, além de profissionais que buscam diferencial na carreira, investidores, fabricantes de acessórios e equipamentos esportivos, a 13th IHRSA FITNESS BRASIL espera contar este ano com 130 expositores, que apresentarão na feira os principais lançamentos e tendências da área de fitness e wellness. A estimativa é de que 25 mil pessoas visitem o trade show durante os três dias de evento.
Para Waldyr Soares, presidente da Fitness Brasil, "o evento configura uma oportunidade única para os gestores do bem-estar, já que, em uma única ocasião, eles podem conhecer as novidades do mercado em termos de infraestrutura e equipamento e também de práticas de gestão inovadoras para os seus negócios".
O que é a Fitness Brasil
A Fitness Brasil atua há 26 anos no mercado de fitness, saúde e bem-estar no Brasil e na América Latina. A empresa é responsável pelos principais eventos do segmento, entre eles a Fitness Brasil Internacional, a IHRSA/FITNESS BRASIL e a Fitness Brasil Bahia. Os congressos e conferências têm o conteúdo formatado e chancelado pelo Instituto Fitness Brasil, ONG cuja missão é oferecer saúde e bem-estar à sociedade.
O fundador e presidente da Fitness Brasil, Waldyr Soares, é reconhecidamente um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do setor de fitness e wellness no país. Em 2011, inclusive, o empresário recebeu um prêmio entregue pela IHRSA – International Health, Racquet & Sportsclub Association às principais personalidades mundiais cujas contribuições tenham causado um impacto significativo em suas comunidades dentro deste segmento. O prêmio em questão é considerado como um dos mais importantes deste nicho de mercado.
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