São Paulo, outubro de 2010 – Imagens do pré-natal, experiências da gravidez, fotos da trajetória do nascimento e até a criação de email para os bebês. Os pais de hoje estão construindo o ‘perfil’ de seus filhos na internet antes mesmo que eles nasçam. Mas, o que estas crianças irão pensar sobre as informações postadas no futuro?
Uma pesquisa realizada pela AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores, com 2200 mães que vivem nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Espanha, Austrália/ Nova Zelândia e Japão, avaliou que 81% das crianças com menos de dois anos já têm algum tipo de perfil na internet, com imagens disponíveis. Nos Estados Unidos, 92% das crianças têm presença online aos dois anos, comparado aos 73% das crianças da União Europeia.
De acordo com a pesquisa, no Reino Unido, 37% dos recém-nascidos têm vida online a partir do nascimento, enquanto na Austrália e Nova Zelândia, o número é 41%. Cerca de 23% das crianças iniciam a vida digital quando os pais postam exames de pré-natal na internet. Este valor é maior nos EUA, onde 34% postaram ultrassonografias; no Canadá o número é ainda superior, 37%, porém, na França são apenas 13%, enquanto na Itália 14% e na Alemanha 15%.
A pesquisa ainda revela que 7% dos bebês e crianças pequenas têm um endereço de e-mail criado pelos pais, e 5% têm perfil em rede social. Quando perguntado o que motiva os pais postarem imagens de seus filhos na internet, mais de 70% das entrevistadas disseram que o objetivo é compartilhar com amigos e familiares. No entanto, mais de 22% das mães, nos EUA, disseram que queriam acrescentar mais conteúdo aos seus perfis de redes sociais.
A AVG também perguntou para as mães sobre suas preocupações quanto à quantidade de informação de seus filhos disponível na web em ocasiões futuras. E, em uma escala de 1 a 5 – sendo cinco muito preocupadas – a pesquisa revelou que o nível de preocupação é moderado, na média de 3,5.
É compreensível notar por meio da pesquisa que pais orgulhosos queiram fazer o upload e compartilhar imagens de seus filhos com amigos e familiares, porém é preciso tomar alguns cuidados. "Primeiro, você está criando uma história digital para um ser humano que irá seguir para o resto de sua vida. Que tipo de perfil você realmente quer começar por seu filho, e o que eles irão pensar no futuro sobre a informação que você postou? Em segundo lugar, reforço a necessidade de que os pais estejam cientes das configurações de privacidade que criaram em sua rede social e outros perfis. Caso contrário, a partilha de imagem de um bebê e informações específicas podem não ser compartilhadas apenas com amigos e família, mas com todo o mundo online", alerta Jr. Smith, CEO da AVG.
Sobre AVG Technologies
AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 110 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação.
A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, and Yahoo! No Brasil, no Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.
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