Estudo revela o que pensam os consumidores de chocolate - Trama
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Estudo revela o que pensam os consumidores de chocolate

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Visando o reposicionamento de Tortuguita, Arcor do Brasil realiza pesquisa junto a crianças, pré-adolescentes e suas mães. Para 16% dos pré-adolescentes ouvidos, de 7 a 12 anos, a marca é a preferida da categoria

São Paulo,dezembro de 2013 – Para melhor entender os hábitos de consumo do público infantil no mercado brasileiro de chocolates e o atual posicionamento de Tortuguita, a Arcor do Brasil, uma das maiores fabricantes de alimentos do País, realizou estudo conduzido pela empresa de pesquisa TNS e pela consultoria de marca Alexandria.

Realizado em três etapas, na capital paulista, o estudo teve como públicos-alvo crianças (kids), pré-adolescentes e mães. O objetivo também foi identificar quem compra e consome o produto, além de mensurar o apelo emocional da personagem na visão dos consumidores.

Na primeira etapa, foi realizado um estudo quantitativo pela TNS com 450 pessoas, sendo 300 mães de crianças e pré-adolescentes na faixa de 4 a 12 anos, e 150 filhos, na faixa etária de 7 a 12 anos, além de pré-adolescentes de 10 a 12 anos, das classes A, B e C, de ambos os sexos.

Revelou que Tortuguita é percebida como uma personagem brincalhona e amiga, além de ser uma das marcas preferidas para 16% dos pré-adolescentes entrevistados na faixa de 7 a 12 anos. Entre as crianças, 9% disseram que preferem a marca. O momento de comer uma Tortuguita é marcado por uma espécie de ritual, começando pela "cabeça", passando pelas "patinhas" até chegar ao casco.

Cerca de 11% das mães disseram preferir o produto, enquanto 43% associaram a Tortuguita a uma marca divertida e 39% a uma marca sapeca e infantil, garantindo que influenciam de forma decisiva a compra dos filhos. As crianças ainda percebem a personagem como "irada" e 37% dos pré-adolescentes como uma marca "funny".

"Estamos constantemente desvendando as novas ondas de consumo, o que pensam os atuais e futuros adoradores de nossas marcas. Assim, obtemos subsídios para a criação de novos posicionamentos, sobretudo, no caso de Tortuguita, uma marca em constante revitalização", diz Loredana Mariotto, diretora de Marketing da Arcor do Brasil.

Segundo passo
A segunda fase do estudo envolveu pesquisa qualitativa com objetivo de avaliar o novo posicionamento da marca apontado pela consultoria Alexandria, bem como avaliar as embalagens produzidas pela Pande, agência de design especializada na gestão de marcas.A pesquisa foi feita com oito grupos de crianças e pré-adolescentes, na faixa de 7 a 11 anos, e dois grupos de mães desse público em específico, das classes A,B e C, de ambos os sexos.

Durante a ação, foram mostradas às crianças várias imagens da Tortuguita em novas poses, em cima de um skate e surfando, por exemplo, além de histórias lúdicas para identificar a reação delas. A embalagem que teve maior destaque e escolhida pelo target foi a que conseguiu retratar melhor o crescimento da personagem, além de critérios como modernidade e dinamismo.

Foi apontado também que a nova personagem tem mais atitude que antes, é descolada, aventureira, perspicaz, ligada, corajosa, alegre e divertida. Os entrevistados também disseram que a nova embalagem encanta, é moderna, colorida, atrativa, dinâmica e mantém compatibilidade com os valores da marca. Outro dado que chamou a atenção: as crianças são aficionadas por chocolate, topando qualquer traquinagem e "sacrifício" para conseguir uma Tortuguita.

Etapa final
Já a terceira e última fase, contou com pesquisa prática feita pela consultoria de marca Alexandria para criar o novo posicionamento da personagem. Com a temática "Festa do Chocolate", a empresa usou de brincadeiras e histórias para entender o hábito de consumo de crianças de 4 a 12 anos, vindas de escolas públicas e privadas, classe B/C. Foi identificado que essas crianças são caçadores de aventuras, leais ao grupo, orgulhosos das suas próprias conquistas, cool e responsáveis e informados.

"Para esse público, a Tortuguita não é só um personagem, é um super-herói, pois apresenta superpoderes. Além disso, identificamos que o chocolate nunca é suficiente, pois eles querem sempre mais, além de ser um facilitador na hora de criar laços de cumplicidade e acender a imaginação", disse Solange Ricoy, sócia-fundadora da Alexandria.

A partir dessa análise, foram desenvolvidas novas personalidades para a marca e uma identidade visual diferenciada, que passará a compor as embalagens dos produtos em 2014. Vale lembrar que a personagem é apenas uma, mas com diversas personalidades que a tornam ainda mais especial, como a Tortuguita Divertida, colorida e animada, que gosta de andar de skate, patinetes e surfar. Já a Esperta, vive sempre sorridente e de bem com a vida, além de simpática e adorar fazer novos amigos.

Com um jeito descolado e "malandrinho", a Irada agrada meninos de 10 a 12 anos, fãs de esportes radicais. Para os aventureiros, a Destemida é radical e usa seu skate turbinado para se divertir. Já a Generosa está sempre rodeada de amigos e vê o mundo além do dela própria.

"A Arcor trabalha com Momentos Mágicos e é isso que queremos proporcionar para as crianças. A pesquisa nos ajudou a criar características da personagem que passarão a se identificar com o público da marca, além de permitir novas oportunidades para atrair o público pré-adolescente", conclui Loredana Mariotto.

Mais informações dos lançamentos: http://www.arcor.com.br e www.tortuguita.com.br

Sobre a Arcor
Há 32 anos, a Arcor, multinacional argentina, atua em todo o território brasileiro sendo o terceiro produtor de chocolates do país, líder no segmento de chicles infantis e um dos principais players de biscoitos do Brasil. É líder mundial na produção de balas e principal exportadora de guloseimas do país, produzindo 170 mil toneladas/ano. Além de suprir o mercado interno, as marcas e produtos fabricados no Brasil são conhecidos no exterior, permitindo que as exportações tenham destinos bem diferentes, tais como África do Sul, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Coréia, Filipinas, China, Paraguai e Uruguai, somando mais de 120 países. A Arcor possui cinco Plantas Industriais, quatro Centros de Distribuição, nove escritórios regionais e conta com quatro mil colaboradores e 130 distribuidores. 

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