São Paulo, setembro de 2008 – Um dos destaques do primeiro dia da 9th IHRSA/Fitness Brasil Latin American Conference & Trade Show, que vai até amanhã (06) no Transamérica Expor Center, em São Paulo, foi a palestra “Bem-estar: desenvolva o seu programa de saúde corporativa”, desenvolvida por Marcio Atalla, apresentador do programa BemStar da GNT e professor de Educação Física.
O conferencista chamou a atenção para uma oportunidade de negócios promissora: o desenvolvimento de programas de qualidade de vida em empresas. De acordo com Atalla, o panorama da população brasileira – caracterizada por altos índices de sedentarismo, obesidade, fumantes e hipertensos – fazem dos programas corporativos um excelente nicho de mercado a ser explorado por profissionais de saúde e bem-estar. Entretanto, adverte, que é preciso saber aproveitar bem o potencial desse segmento. “As empresas têm verbas destinadas à promoção da qualidade de vida, mas não sabem como aplicá-las. Por isso, 60% das ações que desenvolvem não despertam o interesse dos funcionários”, explica.
O objetivo dos programas é atuar na prevenção de doenças crônicas e adquiridas de uma forma prazerosa para os usuários, por meio da promoção do equilíbrio da mente, da prática de atividade física regular e de uma alimentação saudável – considerados os três pilares do bem-estar. Os resultados para as empresas são inúmeros: melhoria da imagem junto à sociedade, satisfação e aumento da produtividade dos trabalhadores, além da redução de gastos com saúde e tratamento de doenças dos funcionários.
O programa de qualidade de vida desenvolvido por Atalla baseia-se em ações integradas, que se resumem, basicamente, em 4 passos: realização da semana do diagnóstico, que consiste em encontros individuais dos profissionais do programa com os funcionários, a fim de conhecer estilo de vida, hábitos de alimentação e preferências; geração de um relatório, ao final da semana, com dados e indicadores a serem apresentados ao RH; elaboração de um programa específico direcionado para a empresa em questão, conforme suas necessidades particulares; e reavaliação periódica dos funcionários, com o objetivo de mensurar resultados.
"Fidelize seus clientes e sua equipe", foi outra palestra de destaque ministrada pelo professor de educação física e consultor de empresas, Jorge Gonçalves. O profissional despertou os gestores de academias para a importância de ações estratégicas de marketing que façam os clientes se ligarem emocionalmente à marca da empresa.
Alcançar essa fidelização, de acordo com Gonçalves, requer três soluções básicas: motivar a equipe de funcionários e envolvê-los na gestão, para que eles "vistam a camisa" da academia e contribuam para o batimento de metas; encontrar uma forma de se posicionar de maneira marcante no mercado, destacando o ponto forte e o diferencial da academia, e focar o negócio no entretenimento. "As pessoas não querem mais só ficar saradas. Elas querem diversão", ressaltou.
Serviço
9th IHRSA/Fitness Brasil Latin American Conference & Trade Show
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro / SP (acesso pela Av. das Nações Unidas – Marginal Pinheiros – 18591 – Ponte Transamérica)
Informações: www.fitnessbrasil.com.br
Sobre a Fitness Brasil
A Fitness Brasil, fundada pelo empresário Waldyr Soares, atua há 25 anos no mercado de fitness, saúde e bem-estar, no Brasil e na América Latina. Com o intuito de colaborar com o desenvolvimento do setor, gerar conhecimento e disseminar os conceitos de qualidade de vida e wellness, a Fitness Brasil é responsável pelos mais importantes eventos do segmento, que antecipam tendências e lançamentos, além de promover negócios na área. A empresa também é a idealizadora da Wellness Education, primeira pós-graduação em wellness do mundo. Hoje, com mais de 50.000 profissionais cadastrados em seu banco de dados, a Fitness Brasil, é a principal fonte de informações sobre o mercado de academias, estando habilitada a discutir temas como investimentos, movimentação de mercado e negócios relacionados ao setor.