São Paulo, 22 de março de 2006 – Segundo a Fitness Brasil, empresa referência no segmento de fitness, saúde, e bem-estar, o patrocínio de eventos desse setor vem crescendo em investimento e atingindo uma diversidade maior de empresas. Em sua décima sexta edição, a Fitness Brasil Internacional, maior Conferência do setor na América Latina, acontecerá entre os dias 20 e 23 de abril. Tendo atingido R$ 415 mil em patrocínios no ano passado, uma das maiores cotas do setor de fitness, o evento é considerado a abertura oficial do ano e conhecido por trazer ao Brasil estrelas mundiais, antecipar tendências e novidades que estarão nas academias durante o ano.
Com atrações especiais e parcerias com empresas da indústria do bem-estar, a conferência também acompanha o crescimento do Wellness, mercado que deve movimentar mundialmente US$ 1 trilhão até 2010. Em 2005, mais de R$ 5 milhões em negócios foram gerados no evento. Comparado ao custo do investimento médio por stand, o retorno para os expositores é de quase cinco vezes. “Graças a parcerias firmadas entre a Fitness Brasil e empresas de expressão que viabilizaram investimentos em palestrantes de alto nível, é esperado para este ano um público recorde de mais de 75 mil visitantes, que deve gerar um retorno financeiro ainda maior”, afirma Waldyr Soares, presidente da Fitness Brasil.
Para 2006, estão confirmadas na exposição empresas como Brasil Sul, Movement, Body Systems e Porto Seguros. A Gatorade fechou patrocínio para a 16ª edição da conferência, incentivada pelo bom resultado que obteve com a mesma ação em 2005. Além disso, marcas de peso da área de fitness como Body Systems, Tryex, Fit Pro, Yoga Fit e Precor estarão presentes em uma das mais badaladas atrações do evento. Trata-se do Workout Fitness Show, maior aula prática do mundo, que reunirá 800 praticantes em um amplo ginásio. No local, serão apresentados lançamentos com a participação de experts das principais modalidades do setor.
Fatores de crescimento
Diversos aspectos influenciam o aumento do interesse por patrocínio em eventos do setor de fitness, esportes e bem-estar. Em primeiro lugar, podemos citar a diversificação do público: hoje em dia, além de freqüentadores de academias e professores de educação física, esse tipo de evento atrai visitantes interessados em saúde e bem-estar, de várias tribos e estilos diferentes. Isso, acompanhado do crescimento da indústria do bem-estar e qualidade de vida. A grande maioria das empresas já percebeu essa tendência mundial, fato comprovado por ações de grandes corporações como Unilever, Coca-Cola e Nestlé, que estão lançando cada vez mais produtos “saudáveis” e direcionando suas campanhas a esse público, mais consciente e preocupado com a saúde e o meio ambiente.
A possibilidade de negócios aumenta em função da união de todos os segmentos de público do setor (desde donos de academias, professores, industriais e lojistas até o consumidor final), transformando esse tipo de evento em uma grande rede de contatos. Com isso, é possível abrir novas oportunidades, de olho nas tendências e novidades do setor.
Além disso, a marca dos patrocinadores é vista por um público diversificado, em um ambiente agradável e motivante, relacionando a empresa a esse tipo de sensação e interesse. Através da associação da marca a um evento renomado, voltado à saúde e bem-estar, consegue-se um reforço de imagem de empresa consciente e engajada, características cada vez mais valorizadas pela população, principalmente entre as classes mais altas da sociedade.
Indústria do bem-estar
A busca por bem-estar está tomando conta da sociedade como um todo e já atingiu as academias brasileiras nos últimos anos. O americano guru dos negócios, Paul Zane Pilzer, afirma em seu livro The Wellness Revolution, que este mercado deve movimentar no mundo US$ 1 trilhão até 2010. O setor batizado de “indústria do bem-estar” inclui empresas que vendem qualidade de vida de diversas formas, seja em produtos ou serviços.
No intuito de acompanhar esta tendência no Brasil, a 16ª Fitness Brasil Internacional, ganhou um novo posicionamento tornando-se um evento gerador de grandes negócios e uma vitrine de novidades da nova indústria estabelecida. “De olho nesse mercado, que cresce em todo o mundo, a Fitness Brasil tem a perspectiva de expansão da sua atuação nos próximos anos, atingindo um público ainda mais qualificado e numeroso a cada ano”, afirma Waldyr Soares.
Programação inclui diversas estrelas internacionais
Paralelamente à exposição, que apresenta lançamentos e promoções das principais marcas da indústria, acontece o Congresso, com cursos em ginástica, saúde & bem-estar, personal training, acqua fitness, recreação, esportes e business. Para este ano, estão confirmadas presenças de estrelas nacionais e internacionais como Harley Pasternak, um dos mais prestigiados consultores de fitness e nutrição da atualidade – conhecido como o personal trainner de celebridades de Hollywood – e Sílvia Senatti, referência em hidroginástica na Europa, além de autoridades mundiais da aeróbica, hip hop e pilates. A Fitness Brasil traz também, pela primeira vez ao Brasil, a modalidade Yoga Fit, criada por Beth Shaw, uma das mais famosas professoras de Yoga dos Estados Unidos.
Sobre o evento
A 16ª Fitness Brasil Internacional é a maior e mais tradicional convenção do segmento. O evento representa a abertura oficial do ano no setor, pois antecipa tendências e novidades, a fim de preparar profissionais para o boom de freqüência nas academias que ocorre em setembro. Neste ano, o encontro conta com uma programação recheada de atrações incluindo congresso, exposição e atrações internacionais. Promove as maiores aulas abertas do mundo, reunindo mais de 800 pessoas, além do Festival Brasileiro de Hip Hop, referência mundial.
A primeira edição do Fitness Brasil Internacional aconteceu há 16 anos quando o setor de academias vivia um período de expansão intensa e precisava de eventos de grande porte destinados a capacitar seus profissionais. A fim de atender a essa demanda Waldyr Soares, hoje presidente da Fitness Brasil, tem investido a cada ano no aprimoramento do evento, tornando-o mais expressivo, nacional e internacionalmente. “Durante todos esses anos, tivemos a oportunidade de criar know how e networking únicos em nosso segmento, contribuindo para que o conteúdo em nossos eventos mantenha qualidade e inovação excepcionais”, afirma o executivo.
Serviço
16º Fitness Brasil Internacional
Data: 20 a 23 de Abril de 2006
Congresso: das 8h às 22h, com cursos a partir de R$ 119,00
Exposição: de quinta a sábado (20 a 22 de abril), das 10h às 21h e no domingo (23 de abril) das 10h às 15h – entrada gratuita
Local: Sesc – Santos
Informações: 5095-2699, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h30
Inscrições pelo site: www.fitnessbrasil.com.br
Inscrições por e-mail: relacionamento@fitnessbrasil.com.br
Público-alvo: profissionais de educação física, saúde e bem-estar (nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas corporais, etc), provenientes do Brasil, América Latina e Portugal, em busca de aprimoramento profissional.
Programação: no site www.fitnessbrasil.com.br
Sobre a Fitness Brasil
A Fitness Brasil, fundada pelo empresário Waldyr Soares, atua há 16 anos no mercado de fitness, saúde e bem-estar, no Brasil e na América Latina. Com o intuito de colaborar com o desenvolvimento do setor, gerar conhecimento e disseminar os conceitos de qualidade de vida e wellness, a Fitness Brasil é responsável pelos maiores e mais importantes eventos do segmento, que antecipam tendências e lançamentos, além de promover negócios na área. Hoje, com mais de 50.000 profissionais cadastrados em seu banco de dados, a Fitness Brasil, é a principal fonte de informações sobre o mercado de academias, estando habilitada a discutir temas como investimentos, movimentação de mercado e negócios relacionados ao setor.